segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cabo realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura


O auditório Padre Vander Velden, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, sediou nesse sábado (12/12) a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura”, o evento reuniu artistas de diversos segmentos do município, como artistas plásticos, ceramistas, músicos, empreendedores, professores e grupos de teatro. A conferência foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, e pelo Conselho de Política Cultural (CMPC).
A abertura da conferência foi marcada pela posse solene dos novos conselheiros de Política Cultural (CMPC). Ao todo, 23 membros entre titulares e suplentes foram empossados. Em seguida, a mesa foi composta pelo secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa; a presidente da Fundarpe, Márcia Souto; o representante do Ministério da Cultura, Gilson Matias; o presidente do CMPC, Antônio Moraes; e o secretário geral do CMPC, Edson José.
Rinaldo da Costa frisou a importância do momento em que o Cabo vive . “Estamos aqui hoje para definir as melhores propostas de políticas públicas para a cultura cabense. Espero que todos participem ativamente, criando diretrizes pertinentes para elaboração do Plano Municipal de Cultura, colaborando também para a adesão do Cabo ao Sistema Nacional de Cultura”, destacou.
Após a composição da mesa, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno. Em seguida, os trabalhos em grupo foram divididos em sete eixos para discussão das 258 propostas que foram elaboradas no Fórum de Cultura, do Plano Nacional de Cultura e das Pré-conferências. Ao final, houve a leitura das 70 propostas eleitas e a plenária para sistematização delas.
De acordo com a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o intuito principal é reunir todos os artistas e gestores da cultura, para contribuir com a melhoria da cultura. “Estou muito feliz em poder estar participando com todos vocês hoje dessa conferência. Vocês não sabem a importância que esse evento tem para a concretização do Plano Municipal de Cultura e para as conquistas que todos os artistas podem ter. Aproveitem esse momento e construam o melhor para o município”, finalizou. Também estiveram presentes na Conferência o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo, e o vereador Ricardo Carneiro.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário