segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cabo realiza caminhada para mobilizar população contra o Aedes Aegypit


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta segunda-feira (07/12), uma caminhada de mobilização para combater o mosquito Aedes Aegypit, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. A concentração aconteceu em frente à Maternidade Pe. Geraldo Bastos, em Ponte dos Carvalhos, e reuniu centenas de pessoas, entre estudantes, moradores e profissionais da saúde. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com diversas secretarias.
A caminhada foi iniciada com uma apresentação de Maracatu feita por crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Ponte dos Carvalhos. Além do cortejo na comunidade, houve vistoria nas residências e estabelecimentos comerciais. Mais de 50 agentes de endemias participaram do porta a porta, entregando panfletos, colando cartazes nos estabelecimentos e fazendo coletas para a inspeção. “Além deles, contamos com os agentes de saúde, equipes da Secretaria Estadual de Saúde e estudantes do IFPE Cabo e de escolas do município, que também estão nos ajudando a conscientizar a população sobre a prevenção da proliferação do mosquito”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental, Bruna Botelho.
O secretário municipal de saúde, Ricardo Marlon, esteve presente no evento e agradeceu a participação da sociedade nessa iniciativa. “Estou bastante emocionado pelo apoio que a população vem prestando nessa luta contra o Aedes Aegypti. O empenho de todos é fundamental e faremos diversas ações durante o mês para continuarmos com as ações de prevenção”, explicou.
Para a dona de casa Maria dos Prazeres, 58 anos, é muito importante este tipo de ação para que a família se proteja da doença. “Estou fazendo a minha parte, deixando tudo fechado para não dar espaço ao mosquito da dengue”, disse.  A cabeleireira Mariana Gomes da Silva, 39 anos, lembrou que os cuidados deem ser tomados por todos. “Apesar do cuidado temos que vigiar sempre a vizinhança para saber se eles também estão se prevenindo”, comentou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da SMS/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário