A coordenação de Hanseníase do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (04/12), uma capacitação voltada ao manejo clínico da doença. A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro. Participaram do treinamento médicos, enfermeiros e 42 equipes de saúde da família.
A ação teve por objetivo iniciar o processo de descentralização das ações de hanseníase para que os postos de saúde sejam capazes de diagnosticar, tratar e dar alta aos pacientes. A partir do curso, será dado início a educação continuada contra a doença onde as equipes serão capacitadas também durante os serviços.
As palestras foram ministradas pela coordenadora de Hanseníase do Cabo, Vanessa Cordeiro, o dermatologista e hansenólogo, Dr. Francisco Bezerra Neto, e a terapeuta ocupacional, Rebeca Buarque.
De acordo com Vanessa, estão sendo abordados aspectos epidemiológicos clínicos e preventivos e com o processo de descentralização dessas ações, a população será beneficiada com o diagnóstico mais próximo de sua residência, uma vez que todos os profissionais da atenção básica estão recebendo conhecimentos para isso. “A população do cabo é bastante acometida pela hanseníase, já que nos encontramos entre os 6 municípios prioritários para o governo do Estado de PE. Com as equipes treinadas teremos mais eficiência e agilidade no diagnóstico e a gestão está empenharem garantir a saúde da população”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya– Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário