Quarenta estudantes da rede de ensino do Cabo de Santo Agostinho foram medalhistas na Olimpíada Internacional “Mathèmatiques Sans Frontiéres” (Matemática e Suas Fronteiras), que este ano contou com a participação de 27 países. Os estudantes são da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio, que nessa quinta-feira (10/12), realizou a entrega solene das medalhas aos educandos. Na cerimônia, 25 alunos receberam medalhas de prata e outros 15 de bronze.
A prova da competição foi aplicada no dia 10 de abril, no tempo estimado de 90 minutos. Ao todo, a turma respondeu 10 questões, sendo a primeira em língua estrangeira. Em Pernambuco, somente os municípios do Cabo e Carnaíba ganharam medalha de prata. Receberam bronze, além do Cabo, discentes de Araripina, Carnaíba, Garanhuns e São José do Egito.
Todos os alunos estavam bastante entusiasmados com o recebimento das medalhas, que foram enviadas pelo Departamento de Matemática do IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques), organização francesa responsável pela Olimpíada. A cerimônia de entrega das medalhas contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário municipal de Educação, Adelson Moura; a assessora especial da secretaria, Nelma Oliveira; o vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), além de professores, pais e demais membros da comunidade escolar.
No Cabo, os estudantes foram orientados pelo professor Marcus Vinícius, que realizou um trabalho diferenciado com o grupo, todos concluintes do 9º ano. Além das aulas regulares, os estudantes tinham aulas teóricas e práticas aos sábados, visando à familiaridade com a prova da Olimpíada Internacional de Matemática. O orientador também promoveu debates, leitura e análise de vídeos específicos, textos, periódicos, artigos, revistas e jornais para o enriquecimento intelectual dos competidores e fortalecimento dos conceitos necessários para o enfrentamento dos desafios expostos em uma seleção internacional.
Para o professor Marcus, os medalhistas levarão essa marca pelo resto da vida. “Gostaria de agradecer aos alunos, pais, professores, dirigentes da Escola Marivaldo Burégio e Secretaria Municipal de Educação pelo incentivo necessário para a realização do projeto. Fico bastante honrado que os alunos cabenses tenham sido destaques dentre estudantes de 27 países que se inscreveram na Olimpíada Internacional de Matemática”, comentou.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, parabenizou os vencedores e destacou que o Cabo vem sendo destaque em olimpíadas do conhecimento. “Recentemente nossos alunos figuraram como destaque nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, de Astronomia, de Matemática das Escolas Públicas e agora na Olimpíada Internacional de Matemática. Gostaria de felicitar a toda escola pelos projetos os quais desenvolveram ao longo do ano, na certeza de que a Secretaria de Educação continuará sendo parceira a fim de construirmos, juntos, uma educação cada vez melhor”, declarou.
Sobre o evento – A “Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras” é realizada todos os anos e envolve vários países. Consiste em três fases, sendo a 1ª para a inscrição das escolas e respectivos municípios. A 2ª corresponde ao dia da aplicação das provas e realização de Oficinas, onde são apresentados aos alunos dez problemas com desafios no campo da Matemática, sendo que 10% da prova deve ser resolvida em outro idioma, a saber: espanhol, Inglês, Alemão, Árabe, entre outros.
Os desafios são resolvidos em equipe com quatro ou cinco membros com o apoio de recursos tecnológicos, como calculadoras, régua, compasso, esquadro, apontador, caneta, tesoura, entre outros, tendo em vista o nível de dificuldades exigidas nos problemas apresentados. No Brasil, a Olimpíada fica sob a responsabilidade da Rede Poc, em São Paulo.
Texto e fotos: Ascom da SME/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário