sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Alunos do Cabo são medalhistas em Olimpíada Internacional


Quarenta estudantes da rede de ensino do Cabo de Santo Agostinho foram medalhistas na Olimpíada Internacional “Mathèmatiques Sans Frontiéres” (Matemática e Suas Fronteiras), que este ano contou com a participação de 27 países. Os estudantes são da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio, que nessa quinta-feira (10/12), realizou a entrega solene das medalhas aos educandos. Na cerimônia, 25 alunos receberam medalhas de prata e outros 15 de bronze.
A prova da competição foi aplicada no dia 10 de abril, no tempo estimado de 90 minutos. Ao todo, a turma respondeu 10 questões, sendo a primeira em língua estrangeira. Em Pernambuco, somente os municípios do Cabo e Carnaíba ganharam medalha de prata. Receberam bronze, além do Cabo, discentes de Araripina, Carnaíba, Garanhuns e São José do Egito.
Todos os alunos estavam bastante entusiasmados com o recebimento das medalhas, que foram enviadas pelo Departamento de Matemática do IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques), organização francesa responsável pela Olimpíada. A cerimônia de entrega das medalhas contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário municipal de Educação, Adelson Moura; a assessora especial da secretaria, Nelma Oliveira; o vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), além de professores, pais e demais membros da comunidade escolar.
No Cabo, os estudantes foram orientados pelo professor Marcus Vinícius, que realizou um trabalho diferenciado com o grupo, todos concluintes do 9º ano. Além das aulas regulares, os estudantes tinham aulas teóricas e práticas aos sábados, visando à familiaridade com a prova da Olimpíada Internacional de Matemática. O orientador também promoveu debates, leitura e análise de vídeos específicos, textos, periódicos, artigos, revistas e jornais para o enriquecimento intelectual dos competidores e fortalecimento dos conceitos necessários para o enfrentamento dos desafios expostos em uma seleção internacional.
Para o professor Marcus, os medalhistas levarão essa marca pelo resto da vida. “Gostaria de agradecer aos alunos, pais, professores, dirigentes da Escola Marivaldo Burégio e Secretaria Municipal de Educação pelo incentivo necessário para a realização do projeto. Fico bastante honrado que os alunos cabenses tenham sido destaques dentre estudantes de 27 países que se inscreveram na Olimpíada Internacional de Matemática”, comentou.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, parabenizou os vencedores e destacou que o Cabo vem sendo destaque em olimpíadas do conhecimento. “Recentemente nossos alunos figuraram como destaque nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, de Astronomia, de Matemática das Escolas Públicas e agora na Olimpíada Internacional de Matemática. Gostaria de felicitar a toda escola pelos projetos os quais desenvolveram ao longo do ano, na certeza de que a Secretaria de Educação continuará sendo parceira a fim de construirmos, juntos, uma educação cada vez melhor”, declarou.
Sobre o evento – A “Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras” é realizada todos os anos e envolve vários países. Consiste em três fases, sendo a 1ª para a inscrição das escolas e respectivos municípios. A 2ª corresponde ao dia da aplicação das provas e realização de Oficinas, onde são apresentados aos alunos dez problemas com desafios no campo da Matemática, sendo que 10% da prova deve ser resolvida em outro idioma, a saber: espanhol, Inglês, Alemão, Árabe, entre outros.
Os desafios são resolvidos em equipe com quatro ou cinco membros com o apoio de recursos tecnológicos, como calculadoras, régua, compasso, esquadro, apontador, caneta, tesoura, entre outros, tendo em vista o nível de dificuldades exigidas nos problemas apresentados. No Brasil, a Olimpíada fica sob a responsabilidade da Rede Poc, em São Paulo.
Texto e fotos: Ascom da SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário