A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa segunda-feira (30/11), uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, para discutir a epidemia de microcefalia no município. A reunião aconteceu no anexo do Centro Administrativo Municipal (CAM II), na PE-60. Foram debatidas possíveis saídas para um melhor enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt, em decorrência dos casos de microcefalia em Pernambuco. Só no Cabo, 11 casos de crianças com microcefalia já foram confirmados.
As formas de combater a Dengue, Chikungunya e o Zika vírus foram discutidas de forma efetiva. O objetivo é executar um plano de ação para combatê-las com eficácia e de forma emergencial, dando uma atenção maior às gestantes e aos bebês. Pensando nas grávidas, ações de prevenção serão realizadas nas maternidades da rede municipal e também nas unidades da rede privada, que terão representantes convidados para reuniões na Secretaria de Saúde, para que todos juntos possam combater a epidemia de forma mais ampla.
De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Marlon, a ideia é integrar as demais secretarias para ampliar o enfrentamento da doença em todo o município. “Vamos buscar, inicialmente, nos reunir com o secretário de Educação, a fim de encontrar os diretores das escolas e daí por diante realizarmos ações de conscientização desde as escolas até as comunidades”, explicou.
Nesta quarta-feira (02/12), acontecerá uma reunião onde líderes religiosos e autoridades serão convocadas a participar para debater o plano de ação que será executado no enfrentamento ao vírus, ciente de que a melhor forma de combater é prevenir. A ideia é reunir o grupo para que a conscientização básica e combate sejam desenvolvidos e tratados em todo o município. A reunião acontecerá no Centro Administrativo Municipal (CAM), às 09h.
Participaram da reunião desa segunda-feira também o secretário de Orçamento Participativo, Moisés Xavier, a coordenadora médica da GAS, Edite Landin, o gerente da Vigilância Sanitária, Ricardo Alexandre, além do gerente de Atenção à Saúde, Mauro Bello, a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva, o gerente de Atenção Básica (GAB), Anderson Nunes, o gerente de Planejamento, Rodrigo Bezerra, e a assessora de Planejamento, Simone Albuquerque.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário