terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Centro de Distribuição da Toyota no Cabo inicia operações


Mais um empreendimento de grande porte foi instalado no Cabo de Santo Agostinho. A Toyota, empresa japonesa do setor automotivo, montou um Centro de Distribuição (CD) no município, próximo à área portuária de Suape. Na noite dessa segunda-feira (30/11), a montadora realizou uma solenidade para celebrar o início das operações do CD. O evento aconteceu em um restaurante em Boa Viagem e contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito José Ivaldo Gomes (Vado); o governador Paulo Câmara e o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo.
A unidade, instalada em uma área total de 23 mil m² no Cabo, terá capacidade para receber até 40 mil automóveis por ano. Com um investimento inicial de R$ 2,4 milhões, o CD irá aprimorar aspectos técnicos da operação logística da Toyota no Nordeste, buscando distribuir de forma ainda mais eficiente os consumidores da marca na região. Ele distribuirá para os concessionários do Nordeste os veículos nacionais Corolla e Etios, produzidos no interior de São Paulo, e Hilux e SW4, fabricados na planta de Zárate, na Argentina.
Ao abrir a solenidade em comemoração ao início das operações no CD, Koji Kondo destacou a satisfação da Toyota em investir nesta região. “Este centro de distribuição levará a empresa a um expressivo crescimento no Estado de Pernambuco e em todo o Nordeste”, comentou ele, que agradeceu ao apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Cabo desde o início do projeto, anunciado em fevereiro deste ano. O Nordeste é hoje responsável por cerca de 20% das vendas da Toyota no Brasil. De janeiro a outubro deste ano, a Toyota vendeu 30.273 unidades na região, atingindo 8,5% de participação neste mercado, quase 3 pontos percentuais a mais em comparação com o mesmo período de 2014.
O diretor de Logística da Toyota, Celso Simomura, destacou que a instalação do centro de distribuição da Toyota em Suape contribuirá para o desenvolvimento da sociedade e da economia local, com a geração de 40 vagas de empregos e que, com a nova logística de distribuição de veículos, o impacto ambiental também será positivo, devido à redução de 24% na emissão de CO2 na atmosfera (redução de aproximadamente 1.600 toneladas de CO2 anuais). “Este volume corresponde à quantidade de CO2 que uma floresta com 160 mil árvores, área equivalente a 2 mil campos de futebol, absorveria por ano”, comentou.
“O Centro é bom tanto por gerar mais empregos, 40 novos empregos, quanto para atrair novos empreendimentos para nosso município”, avaliou o prefeito Vado. “A partir do momento em que uma empresa como a Toyota investe nesta região, abre portas para outros investidores procurarem nossa cidade, pois isso mostra que ela está apta a receber empreendimentos de grande porte. São investimentos como esses que fazem com que a economia do Cabo volte a crescer”, finalizou. Acompanharam o prefeito no evento a chefe de gabinete, Juciara Barbosa; os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública), Arthur Albuquerque (Planejamento e Meio Ambiente) e Paulino Valério (Logística).
Além do centro de distribuição de Suape, a Toyota conta com operações industriais nas cidades de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP), centros de distribuição de veículos nos municípios de Guaíba (RS) e Vitória (ES) e um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP).
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário