segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Guardas do Cabo têm aulas teóricas sobre manuseio de armas de fogo


Guardas municipais do Cabo de Santo Agostinho participaram, na última sexta-feira (18/12), de uma aulaInstrucao_Teorica_Tiro_GuardaMunicipal01_RandyAugustode instrução teórica para o porte e manuseio de armas de fogo durante o serviço. A aula foi ministrada por instrutores credenciados da Polícia Federal e aconteceu na sede da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Fachuca), no bairro da Destilaria.
O curso visa preparar o agente, e faz parte da grade curricular exigida para que o guarda municipal obtenha as instruções práticas e teóricas necessárias para atuar com a arma de fogo em serviço, conforme a Lei Federal 13.022 de 2014. Ao todo serão 100 horas de capacitação, sendo 35 horas de aulas teóricas e 65 horas de aulas práticas.
De acordo com o Comandante da Guarda Municipal do Cabo, Ozias Carvalho, o curso está sendo realizado através de uma parceria entre a Associação dos Guardas Municipais e o Sindicato dos Guardas Municipais, com o apoio da Prefeitura. “Este curso é importante, pois atende a uma determinação e prepara o agente para atender com segurança a população e contribuir com os demais órgãos de segurança” disse. “A aula teórica é de grande importância na composição do curso, tendo como objetivo mostrar que a conscientização é algo primordial para a realização da tarefa”, completou. Na ocasião, estudos de casos foram apresentados, e orientações de como manter o autocontrole foram passadas, além de trocas de experiências da profissão entre os guardas.
Instrucao_Teorica_Tiro_GuardaMunicipal03_RandyAugustoGuarda municipal em Goiana e instrutor credenciado pela PF, Adriano Duarte destacou a importância da aula teórica para o início do curso. “A disciplina de instrução teórica é de fundamental importância na grade curricular da guarda municipal, pois há uma preocupação com o agente para que se trabalhe o lado emocional primeiro, para, após o processo de conscientização, serem realizadas as aulas práticas”, enfatizou.
Com a participação de 100 guardas municipais, o curso foi dividido em duas turmas. Para participar, os agentes passaram pela avaliação de uma psicóloga credenciada da Polícia Federal, que fez uma triagem. Participaram do curso, apenas aqueles que foram aprovados no teste psicotécnico. Em janeiro, serão iniciadas as aulas de instrução prática.
Para o secretário municipal de Defesa Social, Luiz Pereira, há uma expectativa positiva para a atuação dos guardas após o processo de qualificação, “A Guarda Municipal está passando por etapas de preparação, orientados pela Polícia Federal desde o curso psicotécnico até as aulas práticas. A expectativa é grande, e o objetivo é alcançar melhorias para elevar o padrão de segurança no município”, disse. “O prefeito Vado vem prestando todo o apoio necessário para que a Guarda esteja cada dia mais qualificada para atender a população”, acrescentou.
O Cabo é o primeiro município da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde a Guarda se prepara para atuar com arma de fogo. Toda preparação no curso é uma preocupação direta para que o órgão atue de forma positiva, tornando-se referência para outros municípios.

Texto: Juliana Dias – Repórter estagiária da Secom /Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário