sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Prefeitura define planejamento de segurança para a Semana da Pátria

Foi apresentado nesta quinta-feira (30/08), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM1) pela Secretaria de Defesa Social, o planejamento estratégico de segurança para os desfiles cívicos da Semana da Pátria e Parada da Diversidade, que ocorrerão entre os dias 2 e 9 de setembro. Neste domingo (02), inicia a programação de desfile cívico com a apresentação de 20 escolas, em Ponte dos Carvalhos.

Na reunião foi exibido o mapa estratégico para a definição dos pontos de atuação da PM,  guarda municipal, agentes de trânsito e SAMU. Segundo o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, a guarda municipal estará atuando em todo o trajeto dos desfiles, conjuntamente com a polícia militar e polícia civil, visando proporcionar mais segurança a todo público presente.

Participaram da reunião os secretários de Defesa social, Fábio Fonseca; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha; a secretária de Educação, Sueli Nunes, o superintendente de Controle Urbano, João José Félix  e representantes da polícia civil e do SAMU.

“A reunião teve como objetivo principal a integração de todos os órgãos de segurança pública do município e secretarias envolvidas na realização dos desfiles da semana da pátria”,  disse o secretário de Defesa Social, Fabio Fonseca.



Texto: Marina Antonia/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

Rua 70, em Alto dos Miranda, é entregue à comunidade

Mais uma comunidade recebe as ações da Prefeitura do Cabo. Dessa vez, o prefeito Lula Cabral foi ao Alto dos Miranda nesta quinta-feira (30/08) inaugurar a Rua 70, que recebeu calçamento em paver, paisagismo, projeto Cabo em Cores e iluminação em LED.
Outro benefício que a via recebeu foi a construção do muro de arrimo com drenagem para escoamento da água, corrimão e escadaria para acesso às casas. Além disso, o local ganhou a revitalização das calçadas e uma praça com postes estilo abajur.
A mobilidade também melhorou com a alargamento da rua, que dobrou de 2 para 4 metros de largura. Para Genival Antônio, de 56 anos, morador há 6 anos da Rua 70, a expansão foi positiva. “Vai dar para trafegar melhor. Onde estamos pisando agora era só lama e barreira, antes. Estamos muito contentes e podemos dizer que moramos em um lugar digno”, comentou.
Pessoas de outras localidades vieram prestigiar a transformação da rua. É o caso de Bobina Santana, de 57 anos, que tem a sua irmã Marinalva Santana como moradora do bairro. “Já fui moradora daqui e estou admirada com o trabalho da Prefeitura. Estão de parabéns”, declarou.
Lula enfatizou que a gestão não está apenas nos bairros mais vistos. “Nós subimos os morros, entramos em lugares que ninguém quer ir, porque as pessoas desses locais também merecem a nossa atenção e cuidado. É nossa obrigação fazer mais e bem feito”.
PAVIMENTAÇÃO – No mês passado, outra rua próxima que recebeu melhorias foi a 71, também no Alto dos Miranda. Lá foram feitos serviços de pavimentação, iluminação em LED e revitalização das calçadas.

Texto: Akila Soares/ Secom Cabo
Fotos: Léo Domingos

Cabo sediará a I Taça Pernambucana de Futsal, Tênis de Mesa e Dominó - Surdos 2018

O Cabo de Santo Agostinho vai sediar a I Taça Pernambucana de Futsal, Tênis de Mesa e Dominó – Surdos 2018  no próximo domingo (02/09).  A gestão e organização do evento será da Secretaria de Programas Sociais, através das coordenações da Pessoa com Deficiência e Esportiva Bola pro Alto. Serão aproximadamente 70 atletas que competirão na Escola Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, no bairro Garapu. Os materiais para competição e premiação dos atletas serão disponibilizados pelo município.

Ao reconhecer o trabalho que o município desempenha com a categoria, o local foi escolhido baseado na estrutura física adequada diferenciada para receber as pessoas com diversas deficiências. O evento idealizado pela Federação Desportiva de Surdos do Estado em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência terá uma programação de competições com duração estimada das 9h às 17h.

Para participar das competições os interessados fizeram a inscrição de forma espontânea, sem seleção prévia, e prometem um evento nobre com 45 atletas para disputar na categoria futsal; 13 pessoas para concorrer entre si no dominó e tênis de mesa, além de cerca de 10 pessoas que compõem a organização para avaliação e anúncio dos resultados.



Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cabo receberá final do Itapuama Surf Festival neste fim de semana

A Prefeitura do Cabo, em parceria da Confederação Nacional de Surf, Federação Pernambuco, Associação Nordestina e Associação do Surf, estará realizando, nestes   sábado e domingo ( 01 e 02/09), na praia de Itapuama das 8h às 17h a terceira e última etapa do Circuito Pernambucano de Surf profissional e amador, que irá definir o título de campeão Pernambucano de 2018 de surf.

Os troféus   profissional e a amador, nas categorias Master, Sub 18, e Longboard levam os nomes de Luiz Godoy, Sérgio Carvalho, Ricardo Marroquim e André Maia que estarão presentes para entregar os troféus com seus nomes aos campeões de cada categoria.

Tendo em vista da importância do surf como elemento complementar da cultura do município, a Prefeitura decidiu acolher e participar ativamente desse grande marco para a cultura local e valorização do esporte. O campeonato de pernambucano que será em Itapuama é de suma importância para a carreira dos surfistas municipais e estaduais.

O processo de inscrição, disponibilizará vagas para a participação de 120 surfistas, nas categorias de amador e profissional. Para realizar o processo de inscrição será necessário estar ranqueado nesse circuito.



Texto: Beatriz Lima/ Estagiária da Secom Cabo

Moradores do São Francisco participaram de palestra sobre alimentação saudável

A escola Armínio Guilherme dos Santos, no bairro São Francisco, realizou a palestra educativa para pais, alunos e comunidade na manhã desta quinta-feira (30/08). Com o tema “Armínio Guilherme: Comendo bem e vivendo melhor” o evento foi ministrado por nutricionistas responsáveis pela merenda escolar do município. O objetivo é estimular o consumo de alimentos saudáveis, desde pequeno, promovendo saúde e qualidade de vida.

A ação faz parte do projeto “Aprendo com
prazer para crescer saudável”, do Instituto Arcor em parceria com Secretaria Municipal de Educação do Cabo. A aula inaugural deu início ao plano anual de estímulo ao consumo saudável e bem-estar, desenvolvendo atividades de conscientização entre alunos de 4 a 69 anos matriculados na instituição.

“Consumir lanches rápidos é comum nas famílias e mudar esse hábito é difícil”, afirma a gestora Ana Karine Machado. Durante o período 2018/2019 serão
desenvolvidas atividades para além da sala de aula, entre elas, palestras com nutricionistas, contação de histórias, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas, degustação de frutas e coleta seletiva. “Teremos uma horta na escola cultivadas por pais e moradores locais. É um projeto integrado e os alunos também irão participar da plantação e colheita”, finaliza Ana Karine.

Além disso, um playgroud será montado na escola e resgates de brincadeiras populares
serão trazidas. Oficinas e visitas em centros de distribuição alimentar faz parte da programação. A dona de casa Lígia Almeida, avó da pequena Vitória Alves, aluna da Escola Armínio Guilherme, fala com entusiasmo da ação. ” Fico atenta com o que coloco na mesa e saber que minha neta tem o mesmo cuidado na escola me deixa muito tranquila”, disse. “A saúde de certo vai melhorar mais”, ressaltou.

A coordenadora da merenda escolar, Mayra Figueiredo, esteve presente e destacou a nutrição montada nas escolas do município. ” Seguimos uma dieta especifica para a necessidade de cada faixa etária, e replicar nas famílias é necessário” destacou. ” A má alimentação é um hábito que só podemos combater com trabalhos educativos” completou.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom
Fotos: João Barbosa

Hospital Mendo Sampaio oferece especialidade em cirurgia da mão

O Hospital Mendo Sampaio, no Cabo de Santo Agostinho, passou a oferecer a cirurgia da mão. Inicialmente, serão realizados 15 procedimentos mensais (três cirurgias por semana), e os primeiros já acontecem na próxima quarta-feira (05/09), realizados pelo ortopedista da rede municipal de Saúde, Caio Pina, que possui especialização no Canadá.  Ao todo, 30 pacientes estão na lista para realizar a cirurgia.

De acordo com o secretário de Saúde, José Carlos de Lima, esta é mais uma especialidade médica que o município passa a oferecer. “Antes, os pacientes que necessitavam dessa especialidade da ortopedia eram encaminhados para a rede estadual. Agora poderão fazer consultas e cirurgias no próprio município”, destacou José Carlos.

O Mendo Sampaio disponibiliza 30 consultas semanais para ortopedia de mão. Os pacientes com queixas precisam ter o encaminhamento dado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pelo atendimento de emergência.

A especialidade trata alterações que acometem estruturas das mãos e todo o membro superior, tais como ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos, nervos e vasos sanguíneos.

Caio Pina cita como um   problemas mais comuns a síndrome do túnel carpo. A doença causa dor e perda progressiva da sensibilidade na ponta dos dedos, ocasionando a dormência permanente, se não for tratado de forma adequada. “Alguns desses casos respondem ao tratamento conservador, mas muitos necessitarão de tratamento cirúrgico”, ressalta o médico ortopedista. Ele revela que 6% da população brasileira apresenta a doença. A síndrome acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva e é responsável por uma alta incidência do afastamento do trabalho.

O médico ressalta a importância do município oferecer o serviço para a população. “O tratamento só era oferecido no Recife, o que gerava para esses pacientes do Cabo uma fila de espera. Agora, com a possibilidade do atendimento na rede pública municipal, eles terão o diagnóstico correto da doença e tratamento cirúrgico, quando for o caso”, disse o médico Caio Pina.



Texto: Ana Cristina Lima/ Secom Cabo

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Guarda de trânsito realiza operação de abordagem a coletivos


A guarda de trânsito do Cabo vai passar a atuar, ostensivamente, em operações de abordagens a coletivos. Para tanto, a Secretaria de Defesa Social em parceria com o Sest/Senat promoveu o curso em “Abordagem a coletivos, patrulhamento e algemamento” das equipes, e nesta quarta-feira (29/08) a guarda realizou o treinamento prático, com revistas em coletivos que circularam na PE-60, em frente à Praça 9 de Julho.

A capacitação visou o aprimoramento das técnicas de abordagem como forma de prevenção a delitos cometidos em transportes coletivos. Este tipo de intervenção é realizado, normalmente, pela Polícia Militar. “ A ideia é garantir a segurança dos que utilizam o transporte público no município. E a partir deste treinamento, poderemos atuar individualmente, ou em parceria com a PM”, destacou o gerente de Trânsito da Secretaria de Defesa Social, Djalma Neto.

De acordo com Djalma Neto, a SDS já vem atuando preventivamente nas abordagens de veículos de passeio e motos, e agora vai intensificar o trabalho com as operações nos ônibus.  Nos coletivos, a guarda faz a revista para identificar se há   passageiros portanto armas ou algum tipo de entorpecente.

O instrutor de técnicas operacionais, Sidclei Alves, destacou que o objetivo é que a guarda realize as abordagens, sem ultrapassar os limites legais. “Não queremos levar os passageiros a se sentirem constrangidos. Por essa razão, o curso prepara os profissionais para que a abordagem seja feita de maneira a respeitar o cidadão e garantir mais segurança a quem utiliza este meio de transporte”, disse ele.  A revista de  mulheres é feita por uma  guarda de trânsito.

Na parte da tarde, o mesmo treinamento foi realizado no Pátio da Estação. O gerente de Trânsito, Djalma Neto, ressalta que as   operações de abordagem a coletivos se integrará a rotina de atividades da guarda, observando os locais e horários mais críticos.



Texto: Ana Cristina Lima/ Secom Cabo
Foto: João Barbosa

Estudantes participam de atividades da Semana da Pessoa com Deficiência


Os alunos da Escola Aristeu Figueiredo,na Charneca, participaram nesta quarta-feira(29/08) do encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência. O evento teve como tema “Família e pessoa com deficiência: protagonista na implantação das políticas públicas”, desenvolvendo em sala de aula a inclusão social e respeito a todos os deficientes físicos e sociedade. As apresentações foram feitas por alunos de 6 a 12 anos do ensino fundamental I.

Durante toda a semana,  diversas atividades de inclusão e socialização aconteceram em sala de aula, para que todos os estudantes pudessem interagir com os colegas de classe e com a professora de forma satisfatória. A instituição possui professores do ensino especial capacitados a receberem estudantes da localidade com alguma deficiência física e trabalhar junto aos demais alunos. “Trabalhar inclusão social e respeito a todos é fundamental ,independente de ser na escola ou em casa. Todos somos especiais. E aceitar a diferença do outro nos deixa ainda mais fortes” afirma a gestora da Escola, Morgana Almeida.

A culminância desse projeto teve apresentação de músicas, leitura de poemas, placas em libras e palestra educativa, ministrada pela professora Maria Pereira, surda desde os 3 anos em decorrência de uma doença contagiosa –  Caxumba. “ Perdi a audição muito cedo e isso impactou no meu aprendizado. Fui alfabetizada na igreja aos 15 anos. Hoje, posso dizer que tudo é possível”, declarou.

A dona de casa, Joana D’ark da Silva, mãe do pequeno Mikeas Souza, de 7 anos, que fez uma apresentação musical junto com os colegas, ficou emocionada. “Tenho um sobrinho com deficiência auditiva”, disse Joana D’ark. “Trabalhar a aceitação e respeito é fundamental. Vejo que assim como meu filho, outras crianças estão empenhadas em ajudar a quem precisa”, completou ela.

Ao final das apresentações, uma rampa de acesso da escola foi inaugurada.  “Mais um passo importante nessa caminhada. Isso traz mais segurança aos estudantes”, finalizou a gestora da Escola Aristeu Figueiredo, Morgana Almeida.



Texto: Natália Andrade/ Secom
Foto: João Barbosa

Mães recebem orientação sobre aleitamento materno no Agosto Dourado


Reconhecer a importância do aleitamento para o crescimento e prevenção de doenças comuns na infância foi o tema do encontro com as mamães nesta quarta-feira (29/08), no Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, foi em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno.

A palestra ministrada pela pediatra neonatologista, Amenaide Emerenciano, teve como principal objetivo orientar e informar gestantes e mães que tiveram seus filhos recentemente, sobre o processo de amamentação. Na ação foram entregues as   presentes, um kit com fraudas descartáveis e material educativo, com orientações   obre a amamentação.

Independente   de que onde o bebê nasceu, a Maternidade Municipal   Padre Geraldo Leite Bastos disponibiliza o serviço de orientação as novas mamães. “A oferta do leite materno por livre demanda dever ser oferecida ao bebê sempre que ele quiser” explica a coordenadora e enfermeira do serviço de aleitamento da Maternidade Padre Geraldo, Taciana Ferraz. Durante este mês,  a maternidade Padre Geraldo ofereceu palestras e visitações a setores da maternidade, para  grupos de gestantes.

“O Agosto Dourado é de suma importância para que possamos orientar as gestantes e mães que tiveram seus bebês recentemente para que seja feito o aleitamento de forma correta, e também dar apoio a essas mulheres, para que em casos de dúvidas elas não abram mão dessa amamentação natural e façam uso de mamadeiras tão precoce”, finaliza, Taciana.



Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim

Procon Cabo inicia Mutirão dos Superendividados para quitação de dívidas


Os inadimplentes terão a oportunidade de negociar dívidas acumuladas no Mutirão dos Superendividados. A ação, promovida pelo Procon Cabo, em parceria com o Procon do Estado, teve início nessa quarta-feira (29/08) e segue até sexta (31), na nova sede do Procon Cabo (pista local da PE-60), das 8h às 14h. Débitos atrasados com companhias telefônicas, bancos, Celpe, Compesa, IPTU e ISS, poderão ser quitados com isenção de juros e tarifas especiais com descontos. Até o final  do mutirão, o Procon Cabo estima receber cerca de mil pessoas.

Todas as empresas participantes do mutirão, exceto a Celpe – em que a quitação só será avaliada a partir de três faturas atrasadas – estarão oferecendo negociações monitoradas pelos advogados do Procon. “A maioria dos consumidores já tentaram alguma negociação direta com a empresa, mas foram oferecidas condições que fogem da realidade do devedor. O mutirão vem com a proposta diferenciada, oferecendo a vantagem de ter servidores do Estado e do próprio município, que estão fazendo orientações e possivelmente, diminuindo juros e multas”, declarou a gerente Jurídica do Procon-PE, Danyelle Sena.

Os contribuintes com o IPTU e o ISS, poderão solicitar o desconto mediante a uma simulação, onde o débito pode ser refinanciado em até 24 meses. Nos casos em que a parcela for única, o debito sofrerá um desconto de até 100% nas taxas sobre o atraso.
“Depois que fiz uma dívida, tentei fazer a negociação com a empresa e cheguei a pagar algumas parcelas, mas depois não consegui quitar o que estava devendo. Estou com uma pendência no cartão de crédito e pretendo conseguir algum desconto, para assim, evitar a negativação”, afirmou o motorista Marcelo Silva, sobre a tentativa de um acordo com um dos bancos participantes.

Segundo a gerente do Procon Cabo, Quesia Maria da Silva, a ação também atenderá as cidades vizinhas que não possuem uma unidade de proteção ao consumidor. “A grande preocupação do prefeito Lula Cabral é dar condições de melhorias de vida para os consumidores, por isso que o mutirão está sendo realizado em parceria com o Procon Estadual. Daremos o poder de compra para a maioria dos devedores, através das quitações de dívidas. Toda a região metropolitana poderá participar da ação, excluindo os casos de IPTU e ISS, onde o devedor deve obrigatoriamente, ter o imóvel no Cabo de Santo Agostinho”, concluiu.

Para o atendimento é necessário levar originais e cópias dos documentos de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e declarações, que possam certificar a dívida, como notas fiscais, faturas, contratos e ordem de serviços. Durando o mutirão, a sede do Procon Cabo funcionará exclusivamente para os atendimentos dos superindividados, voltando com as atividades normalizadas na próxima segunda-feira (03/10), a partir das 8h.


Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Foto: Gilberto Crispim

Atividades lúdicas encerram vivência da Semana da Pessoa com Deficiência


Nesta terça-feira (28/08) dezenas pessoas com deficiência ocuparam a Praça do Jacaré, área central do Cabo de Santo Agostinho, para prestigiar as atividades de encerramento da 13ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O grupo de arte educadores recepcionaram as crianças e os envolveram enquanto uma equipe da Secretaria de Saúde realizava a aferição de pressão arterial e outros serviços. Na ocasião houve ainda apresentações culturais do grupo de frevo da pessoa com deficiência, apresentação de frevo da dupla
Márcia e Kauã e do Grupo de Percussão Especial.

A 13ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi realizada entre os dias 21 e 28 de agosto com várias atividades integradas em polos descentralizados com o objetivo de fazer uma reflexão sobre os avanços conquistados e a luta que ainda é necessária para vencer as barreiras da inclusão social.

“Casos de superação, respeito, amor ao
próximo, entre outros são alguns sentimentos que transbordam quando vivenciamos a realização de eventos como este. A plateia não tem ideia do quanto efetivamente de energia é necessária para uma pessoa com deficiência sair de casa e conviver com a sociedade, muitas vezes preconceituosa”, afirma Edna Gomes, secretária de Programas Sociais. Houve ainda apresentação do Coral Inclusivo do CAIC, além do grupo de servidores da secretaria com a encenação do coral Mãos que Encantam, na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Este momento também alerta e convida para reflexão a sociedade para a autonomia e independência da pessoa com deficiência, sendo,   portanto, necessário olhar especial e integrado para formulação de políticas públicas para a categoria. Para tal é necessário a participação nas atividades proporcionadas pela secretaria de Programas Sociais e do Conselho da Pessoa com Deficiência.

Edna Gomes enfatiza que o trabalho realizado nos Centros de Referência em
Assistência Social, CRAS, é diário e tem o compromisso de desenvolver atividades esportivas com a comunidade. Fruto das aulas de capoeira, Osvaldo De Moura (26 anos, com síndrome de down) falou sobre o benefício das atividades esportivas. “Eu gosto das aulas de capoeira, aprendi muito sobre o esporte e gosto de praticar nas rodas da inclusão”, conclui.



Texto: Eva Pereira/ Secom
Fotos: João Barbosa

Prefeitura entrega pavimentação da 4ª Travessa dos Pires

O prefeito Lula Cabral  inaugurou nessa terça-feira (28/08) a 4a Travessa dos Pires, em Ponte dos Carvalhos. Participaram da solenidade, secretários municipais e a comunidade. O local recebeu pavimentação em paver, paisagismo, pintura (através do Projeto Cabo em Cores) e iluminação em LED.
Os moradores receberam com alegria a entrega dessa via. Edilene Dantas, de 33 anos, comentou da dificuldade em sair de sua casa antes da gestão realizar a melhoria. “Estava muito esburacada, além da falta de saneamento básico que trazia bichos transmissores de doenças, como ratos e baratas. Agora a realidade é outra e posso transitar com mais facilidade com a minha família”, disse.
Não é apenas Edilene que está grata pela conclusão do serviço. Primeira moradora da localidade, há 60 anos, Maria José, que hoje tem 79 anos, relatou a diferença de antes para agora. “Cheguei a essa rua com 12 anos e não saí mais. Era só mato. Aqui, morei com meu esposo, criei meus filhos e vivo até hoje. Para mim é um orgulho estar viva para ver essa maravilhosa ação da Prefeitura, beneficiando a todos daqui”, declarou.
“Transformar esses espaços é mudar a realidade das pessoas e da comunidade em que vivem. É muito gratificante para mim ver a satisfação das pessoas ao receber as ações da nossa gestão. São lugares que ninguém dava nada e que, quando concluímos, ficam admiradas com a nossa forma cuidadosa de trabalhar pelo nosso povo”, discursou o prefeito Lula Cabral.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Desfile cívico em alusão a Semana da Pátria inicia neste domingo (02)


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho abre às comemorações da Semana da Pátria neste domingo (02/08).  O desfile será em Ponte dos Carvalhos, a partir das 14h com a participação de 20 escolas e bandas marciais.

O tema deste ano é  “ Do conhecimento que liberta ao amor que educa”.  O desfile sai da Avenida Diomedes Ferreira de Melo, encerrando as atividades no Parque dos Eucaliptos. O palco onde ficarão às autoridades, será em frente ao polivalente, na rua Petronilo Capistrano. Todas as escolas receberão um troféu pela participação.

No dia 7 de setembro, o  desfile terá como local de concentração a Secretaria de Educação, no Centro, a partir das 13h. A dispersão das bandas ocorrerá na Praça do Jacaré. Ao todo, serão 36 grupos, entre eles: escolas, grupo de idosos, bandas filarmônicas, Associações Independentes, Autarquias e Guarda Municipal. Milhares de pessoas estão sendo esperadas para acompanhar os desfiles.

As festividades da Semana da Pátria se encerram no Cabo de Santo Agostinho   programação no dia 9 de setembro, em Jussaral. Área rural do município.  Cinco escolas desfilam na praça central do bairro, a partir das 13h.

A Prefeitura está montando um esquema de segurança e trânsito para oferecer tranquilidade à população que irá assistir aos desfiles.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom

Inclusão social é assunto discutido com pessoas com deficiência

“O Protagonismo das Pessoas com Deficiência” foi tema de palestra no CRAS de Ponte dos Carvalhos, que abordou a inclusão social, através da educação e do esporte. Várias iniciativas nestas áreas estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Programas Sociais, responsável por programas que beneficiam grupos atendidos nos CRAS.

Na ocasião os cuidadores/acompanhantes também receberam informações que trataram sobre a importância do suporte familiar. Orientações dadas na palestra da psicóloga Denise Pereira do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Essa programação faz parte da vivência da 13ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que tem o objetivo de lutar por políticas públicas especializadas com foco em garantir melhor qualidade de vida   para as pessoas com deficiência. “Gostei bastante porque mostrou como a comunicação é importante. Às vezes a gente quer ajudar com a melhor intenção, mas não é a melhor forma, aqui a psicóloga mostrou uma forma de lidar com a situação”, afirmou Rosineide   Alexandre Gomes, que acompanhou o pai que tem a perna amputada.

O município acumula vários avanços no quesito acessibilidade, sistema adequado de saúde e educação com a única proposta de ofertar bem-estar e ações de prevenção à saúde da pessoa com deficiência.

O Programa Bola pro Alto, desenvolvido pela Secretaria de Programas Sociais, trabalha com crianças e adolescentes, a partir de atividades recreativas e esportivas. Da mesma forma, os passeios em grupo e outras ações prestadas através dos centros de assistência são importantes ferramentas de socialização.



Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo
Foto: Eder Matias

Mutirão vai auxiliar consumidores superendividados


Em 2017, cerca de 20% dos atendimentos feitos pelo Procon Cabo foram de consumidores com problemas financeiros. Situação que levou o órgão a realizar desta quarta-feira (29/08) até  sexta-feira (31),  o mutirão dos superendividados. Uma equipe de 20 conciliadores estarão das 8h às s14h, na nova sede do Procon Cabo (via local da PE-60), auxiliando os consumidores nas negociações de débitos com empresas de telefonia, Celpe, Compesa e bancos.

De acordo com o advogado e coordenador do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS), Marcelo Ferreira, os aposentados encabeçam a lista de consumidores em situação de inadimplência. “Os empréstimos consignados, muitas vezes realizados para sanar problemas familiares, é a principal causa”, diz ele. O descontrole financeiro, desemprego e a compulsividade estão entre  as causas principais que levam ao superendividamento.

O Mutirão será realizado em parceria com o Procon do Estado num esforço para atender o maior número de pessoas. O Procon Cabo atende consumidores do município, Ipojuca, Ribeirão, Escada e Serinhaém, localidades que não dispõem de uma unidade do órgão de proteção ao consumidor. Na sede do Procon Cabo será possível realizar a negociação direta com Celpe, Compesa e companhias telefônicas. “A principal vantagem para o consumidor é que no mutirão, as empresas oferecem descontos. E se por qualquer razão, a instituição fizer uma proposta e não cumprir, será multada pelo Procon”, enfatiza Marcelo Ferreira.

De acordo com a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva, com a inauguração da nova sede do Procon, na última segunda-feira (27), as ações educativas direcionadas para o consumidor endividados serão intensificadas. “Estamos ampliando o número de profissionais e atendentes. E criamos o NAS, que deve funcionar a partir de setembro”, disse ela.  No ano passado, o Procon do Cabo realizou mais de 3,6 mil atendimentos, número que deve aumentar em 60% com as mudanças e ampliação de serviços que serão oferecidos na nova sede.

O NAS terá a missão de reeducar os consumidores. A partir do   atendimento inicial, os endividados passaram por uma triagem e serão encaminhados para a consultoria com educadores financeiros. Os casos identificados de consumo compulsivo receberão acompanhamento de um psicólogo. O serviço será gratuito.

Só depois de passar por este processo é que as intermediações com empresas ou instituições financeiras será realizada. “A nossa ideia é educar a partir da conscientização e do aprendizado, para que só então, a pessoa possa sair do estado de endividamento frequente”, destaca Marcelo Ferreira.

Além do NAS, o Procon do Cabo vai disponibilizar um sistema, no site oficial da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, que permitirá o consumidor realizar a sua queixa online. Pela mesma página o consumidor também poderá fazer o envio de documentos que comprovem a reclamação. “O novo sistema facilitará, principalmente, para aqueles consumidores que moram em outros municípios ou em áreas rurais e diminuirá os custos com envio de notificações, já que as mesmas também serão feitas online”, destaca o coordenador do NAS, Marcelo Ferreira.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Prefeitura do Cabo realiza melhoria das estradas na zona rural


A Superintendência de Desenvolvimento Rural junto com a  Secretaria de Serviços Públicos deram início nesta segunda-feira (27/08) a ação de recuperação das estradas no Engenho Tiriri. No engenho estão sendo executados serviços de manutenção de 6 km de via, que faz a ligação da PE-28 até o lote 03.

Normalmente, em período de chuvas, as estradas ficam intransitáveis e atrapalham o processo de escoamento da produção agrícola no município. Com isso, atendendo
uma demanda da comunidade, a Superintendência Rural está realizando ações de melhoria de vias e aração de terras para a população do Engenho Tiriri.

Os serviços de requalificação dessas vias e aração de terras, irão beneficiar cerca de 200 famílias. A ação também proporciona uma melhor qualidade de vida aos que frequentam a Escola Prefeito Vicente Mendes Silva, que ao receber a melhoria das estradas, facilitará o acesso dos alunos e professores.

“Essas ações de melhorias das estradas serão muito importantes para nós, moradores do engenho, pois em época de chuva fica ruim de transitar, e com essa obra facilitará bastante nossa mobilidade”, disse o morador da comunidade, José da Silva.


Texto: Beatriz Lima/Secom Cabo
Fotos: João Barbosa

Lula Cabral inaugura nova sede do Procon Cabo e Assistência Judiciária



“Acredito que estamos fazendo a coisa certa no Cabo de Santo Agostinho, para que os munícipes tenham os seus direitos vistos e respeitados. É uma satisfação entregar esse espaço de utilidade pública”, destacou o prefeito do Cabo, Lula Cabral, nesta segunda-feira (27/08), na inauguração da nova sede do Procon Cabo e Assistência Judiciária Municipal. O novo espaço, na rua Francisco de Assis da Silva Teixeira, 362 – Cohab, pista local da PE-60, passa a funcionar a partir de amanhã (28/08), às 8h.

O evento contou com a presença de representantes locais e estaduais, como o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, Pedro Eurico, do secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Osvir Thomaz, além o secretário Municipal de Governo, Paulo Farias, que representou todos os advogados do Cabo de Santo Agostinho. Após o momento de solenidade, o novo espaço foi aberto à visitação do público, e contará agora com salas climatizadas, destinadas às audiências, assistência judiciária, recepção e outros serviços.

“Tivemos todo o cuidado para disponibilizar um ambiente que pudesse atender com conforto, e sobretudo, dar boas condições de trabalho aos funcionários que estão aqui diariamente”, afirmou o secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Osvir Thomaz. “O acesso à justiça também é um direito do cidadão, possibilitando o consumidor de ser respeitado na sua vida cotidiana, e esse será um papel que a nova sede fará, a partir de hoje, com muita maestria”, concluiu ele.

O local também receberá o Núcleo de Apoio
aos Superendividados (NAS), uma seção especializada nos casos de consumidores em situações difíceis, funcionando como um apoio psicológico, acompanhamento de um procurador financeiro e de assistência para realização de acordos com fornecedores buscando a quitação de dívidas.

Segundo o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, o novo endereço é uma conquista para os cabenses. “Nós estamos aqui no Cabo executando ações que o povo precisa, pois temos muita vontade de servir as pessoas. O Procon Cabo é referência no Estado de Pernambuco, e devemos estar presentes para fazer as coisas acontecerem. É importante que a população saiba que esse lugar é público e deve ser zelado”, afirmou.

A partir da próxima quarta-feira (29/08), a nova sede do Procon Cabo estará recebendo o Mutirão dos Superindividados, onde a população terá a oportunidade de quitar dívidas com bancos, IPTU, ISS, companhias telefônicas, Celpe e Compesa, das 8h às 14h.



MAIS INFORMAÇÕES – (81) 3521-6621.

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

Promotora fala para jovens no Projeto Tecendo Vidas


Educação é a base da vida. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho criou o projeto Tecendo Vidas. O projeto reúne profissionais para contar suas experiências de vida aos jovens,  nas escolas do município.

Nesta segunda (27/08), foi a vez da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima receber uma história de vida. Crianças e adolescentes  ouviram e debateram na palestra da promotora do Ministério Público, Alice de Oliveira Morais.

A conversa aconteceu no pátio da escola, onde os jovens puderam conhecer mais sobre a profissão de promotora, além das conquistas e desafios de Alice para chegar onde chegou. Tudo isso, foi acompanhado pela secretária de Educação Sueli Lima Nunes, que também falou e orientou os jovens.

“O Projeto Tecendo Vidas tem como objetivo sensibilizar os estudantes para a importância do estudo. Trazer um universo de várias profissões para que eles possam ter um referencial e também tirar dúvidas com o profissional que vem conversar”, destacou a secretária.

“Foi uma oportunidade única. A importância é imensurável. A ideia é que se tenha plantado uma semente e que as crianças vão pensando em que profissão seguir”, destacou a promotora.  A próxima escola do município a receber  o projeto será  Escola Dr. Humberto da Costa Soares, no Engenho Pau Santo, nesta quarta-feira (29/08).



Texto: Guilherme Nascimento / Estagiário da Secom/Cabo
Foto: Gilberto Crispim

domingo, 26 de agosto de 2018

Segunda edição do Cabo Qualifica terá inscrições abertas em setembro

As inscrições para a segunda edição do Cabo Qualifica estarão abertas no período de 3 a 14 de setembro. O programa é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e serão ofertadas mais de mil vagas para cursos nas áreas de logística, gestão, gastronomia, artesanato, entre outras.
Os cursos serão presenciais e após a conclusão haverá emissão de certificado. Os interessados deverão realizar a inscrição na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Avenida Historiador Pereira da Costa, 594 – Centro. É necessário ter em mãos as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. A abertura do programa será no dia 25 de setembro, no auditório do Centro Administrativo Municipal (Cam 1), na Torrinha.
“O sucesso da primeira edição realizada ano passado, fez com que novos parceiros surgissem, e assim possibilitando a ampliação das vagas ofertadas para toda população”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha.  “ As demandas também surgiram para contratação de mão de obra especializada na indústria, comércio e setor turístico, além da oferta de cursos de geração de renda imediata. Somado a tudo isso, temos a determinação do prefeito Lula Cabral em oferecer aos munícipes,  capacitação aliada à oportunidades”, explica Moshe.

Veja a programação do  CaboQualifica


Texto: Sidney França/ Estagiário da Secom Cabo

Mutirão da Saúde levou atendimentos para Garapu neste sábado (25)

As ações do Mutirão da Saúde da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho não param. Desta vez, os moradores do bairro de Garapu receberam exames e atendimentos médicos gratuitos. O evento foi realizado neste sábado (25/08) na sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE, localizada no empresarial  Rio Ave, às margens da PE-60, das 7h às 14h.

O público pode contar com consultas de clínica médica, ginecologia e pediatria. 

Também foi possível realizar exames laboratoriais, teste rápido para Sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, medição de glicose, saúde bucal, vacinação, emissão e atualização do cartão SUS e entrega de medicamentos.

Durante o atendimento, diversas ações educativas fizeram parte da programação, com orientações sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde. A auxiliar administrativa, Patrícia Santana, aproveitou a iniciativa para levar a família. “São procedimentos que levam um tempo até agendar e realizar exames e consultas no mesmo dia ajuda muito. Aproveitei para trazer meu marido e sogro” declarou.

“O mutirão é importante para prevenir problemas de saúde e reduzir filas por atendimento. Este é o terceiro bairro a receber o serviço e como sempre a população abraçou a causa”, afirma a gerente de Atenção Básica, Juliana Vieira.
O resultado dos exames laboratoriais estará disponível na próxima sexta-feira (31/08), a partir das 8h, no mesmo local do evento. É necessário apresentar documento oficial com foto e cartão SUS.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Fotos Gilberto Crispim