Eram 8h quando os portões da Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, foram abertos para a população neste sábado (04/08). Distribuídos pela escola, mais de 80 serviços foram ofertados gratuitamente para os moradores de várias localidades. O mutirão “Governo Presente” feito por ações integradas do Governo do Estado,  em parceria da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. A ação abrangeu  as áreas de educação, saúde, assistência social,  entre outras.
Os serviços acolheram tanto os adultos, como crianças e idosos. A Prefeitura do Cabo se fez presente com salas de atendimento para assistência social, Programa Criança Feliz, CRAS, CREAS, emissão e orientações sobre bolsa família e apresentações artísticas como o Bloco Lírico de Idosos do CRAS, capoeira e o programa Bola Pro Alto.
A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, falou sobre a importância do mutirão para a população cabense. “É o momento de atender as demandas da população com ações de cidadania”, destacou a secretária.
Foram realizadas 300 emissões de carteiras de identidade (RG). A emissão foi realizada na quadra da escola com ajuda dos agentes da secretaria. “Para tirar segunda via tem uma certa dificuldade de mobilidade para quem mora no Cabo. No mutirão a gente não precisar se locomover tanto e ainda faz de forma gratuita”, contou João Paulo, uma das pessoas que fizeram a segunda via do RG.
Segunda via de certidão de nascimento, casamento e de óbito , vacinas contra HPV, Hepatite B, teste rápido de HIV e Sífilis foram oferecidos. A bióloga Daniela Salustiano alertou sobre a importância de se fazer o teste. “É importante porque a cada relação sexual sem camisinha, existe uma nova exposição seja para HIV, seja para qualquer doença sexualmente transmissível. Quanto mais cedo descobrir alguma dessas doenças, mas rápido pode ser tratada”, enfatizou. Também houve orientações sobre saúde bucal, teste de visão, aferimento de pressão e taxa de glicose.
Na área externa, o mutirão trouxe lazer e entretenimento para a população cabense com a banda da Polícia Militar, os flautistas mirins da Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel, escola do município. Para os pequenos, houve um espaço de lazer com brinquedos, pipocas, pintura facial e conscientização da vacinação com a turma do Zé Gotinha, trazida pela Coordenação da Secretaria de Saúde, Arte e Educação do Cabo de Santo Agostinho (Sarte).

Texto: Guilherme Nascimento/ Estagiário da Secom Cabo
Fotos: João Barbosa