Além do monitoramento das áreas de risco no município, a gerência de Defesa Civil realiza outros trabalhos preventivos. Entre os serviços estão a poda e remoção de árvores, que anteriormente eram feitas pela Secretaria de Serviços Públicos.
De julho a agosto, a equipe da Defesa Civil realizou 25 cortes de árvores e 16 podas. “O trabalho é executado com o objetivo de melhorar a visibilidade e o monitoramento das áreas, dando fluidez ao trânsito, além de favorecer a iluminação e as questões que envolvem a segurança das localidades”, explica a gerente de Defesa Civil, Ana Sandra Arruda.
Nesta terça-feira (14/08), a equipe realizou o corte de árvores no bairro da Destilaria. “As árvores estão afetando a cobertura do estádio Gileno de Carli, representando risco de danos ao imóvel”, declarou o coordenador da Defesa Civil, Israel Teófilo.
Para que o serviço seja realizado pelo órgão é necessário que a árvore represente risco de queda ou danos. “Árvores cujo os galhos possam vir a danificar fios de rede e eletricidade ou até mesmo provocar acidentes. Geralmente são árvores com troncos apodrecidos ou causando rachaduras e danos a imóveis ou calçadas”, complementa a gerente de Defesa Civil.
Para árvores em propriedades privadas o serviço é de responsabilidade do proprietário que deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente para solicitar a autorização de serviço.
Israel Teófilo explica que antes, a equipe vai até o local e faz uma vistoria técnica. A depender do laudo, é indicado a poda ou corte da árvore. A demanda é criada a partir das solicitações feitas pelos moradores, que informam o local e situação da árvore. Para o corte da árvore é necessário o parecer técnico da Secretaria de Meio Ambiente.
Para solicitar o serviço, a população pode ligar para a Defesa Civil no telefone: 08002818531 ou comparecer à Secretaria Municipal de Defesa Social, na BR-101, onde funciona o órgão.
Texto: Marina Antonia/ Estagiária da Secom
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário