terça-feira, 28 de agosto de 2018

Mutirão vai auxiliar consumidores superendividados


Em 2017, cerca de 20% dos atendimentos feitos pelo Procon Cabo foram de consumidores com problemas financeiros. Situação que levou o órgão a realizar desta quarta-feira (29/08) até  sexta-feira (31),  o mutirão dos superendividados. Uma equipe de 20 conciliadores estarão das 8h às s14h, na nova sede do Procon Cabo (via local da PE-60), auxiliando os consumidores nas negociações de débitos com empresas de telefonia, Celpe, Compesa e bancos.

De acordo com o advogado e coordenador do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS), Marcelo Ferreira, os aposentados encabeçam a lista de consumidores em situação de inadimplência. “Os empréstimos consignados, muitas vezes realizados para sanar problemas familiares, é a principal causa”, diz ele. O descontrole financeiro, desemprego e a compulsividade estão entre  as causas principais que levam ao superendividamento.

O Mutirão será realizado em parceria com o Procon do Estado num esforço para atender o maior número de pessoas. O Procon Cabo atende consumidores do município, Ipojuca, Ribeirão, Escada e Serinhaém, localidades que não dispõem de uma unidade do órgão de proteção ao consumidor. Na sede do Procon Cabo será possível realizar a negociação direta com Celpe, Compesa e companhias telefônicas. “A principal vantagem para o consumidor é que no mutirão, as empresas oferecem descontos. E se por qualquer razão, a instituição fizer uma proposta e não cumprir, será multada pelo Procon”, enfatiza Marcelo Ferreira.

De acordo com a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva, com a inauguração da nova sede do Procon, na última segunda-feira (27), as ações educativas direcionadas para o consumidor endividados serão intensificadas. “Estamos ampliando o número de profissionais e atendentes. E criamos o NAS, que deve funcionar a partir de setembro”, disse ela.  No ano passado, o Procon do Cabo realizou mais de 3,6 mil atendimentos, número que deve aumentar em 60% com as mudanças e ampliação de serviços que serão oferecidos na nova sede.

O NAS terá a missão de reeducar os consumidores. A partir do   atendimento inicial, os endividados passaram por uma triagem e serão encaminhados para a consultoria com educadores financeiros. Os casos identificados de consumo compulsivo receberão acompanhamento de um psicólogo. O serviço será gratuito.

Só depois de passar por este processo é que as intermediações com empresas ou instituições financeiras será realizada. “A nossa ideia é educar a partir da conscientização e do aprendizado, para que só então, a pessoa possa sair do estado de endividamento frequente”, destaca Marcelo Ferreira.

Além do NAS, o Procon do Cabo vai disponibilizar um sistema, no site oficial da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, que permitirá o consumidor realizar a sua queixa online. Pela mesma página o consumidor também poderá fazer o envio de documentos que comprovem a reclamação. “O novo sistema facilitará, principalmente, para aqueles consumidores que moram em outros municípios ou em áreas rurais e diminuirá os custos com envio de notificações, já que as mesmas também serão feitas online”, destaca o coordenador do NAS, Marcelo Ferreira.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom

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