Pioneiro no Estado de Pernambuco com o trabalho de Educação Emocional e Social, o município do Cabo de Santo Agostinho, está realizando uma jornada de 79 cursos de qualificação. A ação é direcionada aos profissionais de educação e envolverá cerca de 2 mil pessoas, entre educadores, técnicos e demais profissionais da rede de ensino.
Os cursos, que acontecerão até o mês de outubro, são uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Organização Inteligência Relacional. As aulas estão sendo ministradas no auditório da Secretaria e abordam várias temáticas, sempre norteando o desenvolvimento da educação socioemocional no ambiente escolar e a construção de uma Cultura de Paz, a exemplo de: Regulação emocional; Comunicação não violenta; Os desafios da juventude; Educação inclusiva; A escola do século XXI e muito mais.
A programação completa pode ser conferida no site www.inteligenciarelacional.com.br ou diretamente com os consultores pedagógicos da unidade de ensino. Para mais informações ou dúvidas, basta ligar para o 0800-940-3160 (ligação gratuita de telefone celular ou fixo).
Educação Emocional e Social é um processo educativo, regular e permanente, que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional dos alunos e educadores. Atualmente, cerca de 30 mil alunos do município do Cabo de Santo Agostinho são contemplados com esse trabalho, sendo eles do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idoso (EJAI).
Com a educação socioemocional é possível prevenir situações de estresse, bullying, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência, por meio do desenvolvimento da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz, presentes na Lei Antibullying, sancionada no último dia 14 de maio e também parte integrante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário