quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Estudantes participam de atividades da Semana da Pessoa com Deficiência


Os alunos da Escola Aristeu Figueiredo,na Charneca, participaram nesta quarta-feira(29/08) do encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência. O evento teve como tema “Família e pessoa com deficiência: protagonista na implantação das políticas públicas”, desenvolvendo em sala de aula a inclusão social e respeito a todos os deficientes físicos e sociedade. As apresentações foram feitas por alunos de 6 a 12 anos do ensino fundamental I.

Durante toda a semana,  diversas atividades de inclusão e socialização aconteceram em sala de aula, para que todos os estudantes pudessem interagir com os colegas de classe e com a professora de forma satisfatória. A instituição possui professores do ensino especial capacitados a receberem estudantes da localidade com alguma deficiência física e trabalhar junto aos demais alunos. “Trabalhar inclusão social e respeito a todos é fundamental ,independente de ser na escola ou em casa. Todos somos especiais. E aceitar a diferença do outro nos deixa ainda mais fortes” afirma a gestora da Escola, Morgana Almeida.

A culminância desse projeto teve apresentação de músicas, leitura de poemas, placas em libras e palestra educativa, ministrada pela professora Maria Pereira, surda desde os 3 anos em decorrência de uma doença contagiosa –  Caxumba. “ Perdi a audição muito cedo e isso impactou no meu aprendizado. Fui alfabetizada na igreja aos 15 anos. Hoje, posso dizer que tudo é possível”, declarou.

A dona de casa, Joana D’ark da Silva, mãe do pequeno Mikeas Souza, de 7 anos, que fez uma apresentação musical junto com os colegas, ficou emocionada. “Tenho um sobrinho com deficiência auditiva”, disse Joana D’ark. “Trabalhar a aceitação e respeito é fundamental. Vejo que assim como meu filho, outras crianças estão empenhadas em ajudar a quem precisa”, completou ela.

Ao final das apresentações, uma rampa de acesso da escola foi inaugurada.  “Mais um passo importante nessa caminhada. Isso traz mais segurança aos estudantes”, finalizou a gestora da Escola Aristeu Figueiredo, Morgana Almeida.



Texto: Natália Andrade/ Secom
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário