quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Guarda de trânsito realiza operação de abordagem a coletivos
A guarda de trânsito do Cabo vai passar a atuar, ostensivamente, em operações de abordagens a coletivos. Para tanto, a Secretaria de Defesa Social em parceria com o Sest/Senat promoveu o curso em “Abordagem a coletivos, patrulhamento e algemamento” das equipes, e nesta quarta-feira (29/08) a guarda realizou o treinamento prático, com revistas em coletivos que circularam na PE-60, em frente à Praça 9 de Julho.
A capacitação visou o aprimoramento das técnicas de abordagem como forma de prevenção a delitos cometidos em transportes coletivos. Este tipo de intervenção é realizado, normalmente, pela Polícia Militar. “ A ideia é garantir a segurança dos que utilizam o transporte público no município. E a partir deste treinamento, poderemos atuar individualmente, ou em parceria com a PM”, destacou o gerente de Trânsito da Secretaria de Defesa Social, Djalma Neto.
De acordo com Djalma Neto, a SDS já vem atuando preventivamente nas abordagens de veículos de passeio e motos, e agora vai intensificar o trabalho com as operações nos ônibus. Nos coletivos, a guarda faz a revista para identificar se há passageiros portanto armas ou algum tipo de entorpecente.
O instrutor de técnicas operacionais, Sidclei Alves, destacou que o objetivo é que a guarda realize as abordagens, sem ultrapassar os limites legais. “Não queremos levar os passageiros a se sentirem constrangidos. Por essa razão, o curso prepara os profissionais para que a abordagem seja feita de maneira a respeitar o cidadão e garantir mais segurança a quem utiliza este meio de transporte”, disse ele. A revista de mulheres é feita por uma guarda de trânsito.
Na parte da tarde, o mesmo treinamento foi realizado no Pátio da Estação. O gerente de Trânsito, Djalma Neto, ressalta que as operações de abordagem a coletivos se integrará a rotina de atividades da guarda, observando os locais e horários mais críticos.
Texto: Ana Cristina Lima/ Secom Cabo
Foto: João Barbosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário