As escolas da rede municipal de ensino estão em um momento de grande movimentação da vida acadêmica. Começou hoje (07/08) o período de campanha eleitoral para o grêmio estudantil de cerca de 30 unidades escolar no Cabo de Santo Agostinho. Conforme o calendário elaborado pela organização, auxiliados pela coordenação dos grêmios estudantis, a eleição será realizada na próxima sexta-feira (10/08) e os alunos dos anos finais – 6º ao 9º ano – estão aptos a votar. A expectativa é montar aproximadamente 25 grêmios estudantis em todo município.
O grêmio estudantil tem o mandato de um ano e auxilia na administração da escola, a partir da visão de melhoria do aluno com acompanhamento e desenvolvimento de projetos que beneficiam a atividade acadêmica. Para montar a chapa cada turma elencou um representante de sala e a união de oito alunos – um presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, dois diretores e dois suplentes.
“É prazeroso constatar a articulação dessas crianças, a atenção para o momento de democracia interna. Na Escola Municipal Manoel Davi, por exemplo, já houve interferência do grêmio e ajustes na estrutura da biblioteca e laboratório. Além da compra de equipamentos e jogos educativos”, afirma José Alves, coordenador dos grêmios estudantis.
A atuação efetiva no auxílio a direção para realização de projetos na escola garante resultados positivos e integradores, além de apontar o surgimento de lideranças, através do envolvimento dos alunos na organização da escola. José Alves ressalta ainda que “ter o auxílio do grêmio é importante para o processo de gestão democrática da escola”.
Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário