segunda-feira, 27 de maio de 2013

5ª Conferência Municipal das Cidades reuniu aproximadamente 300 pessoas


5confcidades2
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, durante todo esse sábado (25/05), a 5ª Conferência Municipal das Cidades. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre os delegados escolhidos nas quatro pré-conferências, observadores, convidados de vários movimentos populares e trabalhadores, entidades e representantes do poder público (executivo e legislativo). A conferência aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com a presença do prefeito do município, Vado da Farmácia, além de autoridades municipais e estaduais.
Na abertura, o prefeito saudou a todos os presentes e ressaltou a importância da conferência. “Vocês estão aqui hoje para elaborar propostas que futuramente serão implantadas no nosso município e é com esse intuito de melhoria que precisamos caminhar juntos, para construir uma cidade melhor para a população cabense”, declarou. 5confcidades1
Logo em seguida, foi formada uma mesa-redonda sobre o tema central com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Roberto Montezuma; o deputado Federal Fernando Ferro; e o vereador Alexandre Guedes. Para Roberto Montezuma, a mudança deve estar refletida num plano de ideias. “Em conjunto com a população devemos realizar projeções e um plano físico de desenvolvimento da cidade que queremos”, disse.
_DSC1366
De acordo com Marcos Germano, o evento significa a discussão democrática da população. “Saímos hoje daqui com oito propostas extremamente importantes, pois a melhoria da cidade se dá através delas e é com esse objetivo que vamos a nível estadual para implantá-las”, enfatizou.
O objetivo central da conferência é trabalhar na consolidação da política municipal de desenvolvimento urbano, discutir projetos e propostas para construção das políticas públicas voltadas para o futuro da cidade. A 5ª Conferência Municipal das Cidades é também uma preparação para o evento estadual. As propostas consolidadas serão encaminhadas à Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá no segundo semestre, e após isso será levada a Conferência Nacional, que acontece no final do ano, em Brasília.
À tarde, os participantes debateram e formaram grupos de trabalho para a realização da plenária final. Depois, foram apresentadas e aprovadas as propostas e feita a leitura das moções. Após a aprovação das propostas, que serão levadas à Conferência Estadual das Cidades, foram eleitos os delegados que representarão o município no evento. Serão 23 delegados (sete do poder executivo municipal, três do legislativo municipal, seis dos movimentos sociais, dois dos movimentos trabalhadores, dois empresários, um representante das ONG’S e dois profissionais acadêmicos). _DSC1354
“Quero parabenizar a toda a organização por esse momento em que conseguiremos levar a discussão de políticas públicas para nível estadual e garantir que as propostas sejam efetivas no estado”, finalizou o delegado participante do Movimento Por Moradia Popular de Pernambuco, José Francisco. Para Valdilene Queiroz, 25, representante do Movimento das Famílias Sem Teto (MFST), a conferência foi bastante produtiva. “Aqui pudemos expor nossas propostas para ter uma cidade melhor e moradia digna de se viver”, explicou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário