sexta-feira, 3 de maio de 2013

Produtores do município são contemplados com curso de mecanização agrícola



cursorural-1-
Para facilitar o acesso às tecnologias e garantir a qualidade da produção agrícola, produtores rurais do Cabo de Santo Agostinho foram contemplados com um curso de mecanização agrícola. A capacitação foi promovida através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Nesta quinta-feira (03/05), os alunos receberam os certificados de conclusão. A entrega foi feita na Superintendência de Desenvolvimento Rural.
O curso, iniciado em março, teve carga horário de 80 horas e formou dez agricultores. Eles puderam aprender a como operar uma máquina agrícola, já que muitos deles fazem esse trabalho, mas sem a devida orientação. Além disso, eles também aprenderam noções de mecânica, caso seja necessário algum reparo na máquina. Utilizando um trator dotado de implementos agrícolas, como arado, grade, roçadeira e semeador, nas aulas práticas, os alunos aprenderam a manusear melhor esses equipamentos sem causar danos ao solo e, consequentemente, à plantação. cursorural-2-
Para o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves da Silva, o objetivo do curso foi fazer com que esses agricultores obtivessem conhecimentos operacionais e técnicos, com acesso às novas tecnologias do maquinário agrícola. “Nossa finalidade foi oferecer ao pequeno produtor uma forma de aproximá-lo cada vez mais das tecnologias agrícolas, dando mais qualidade ao seu plantio e evitando o êxodo rural”, explicou.
“Esperamos que o curso tenha atendido a expectativa do público e que a aplicação dos ensinamentos seja feita na prática, evitando a quebra de equipamentos e visando o melhoramento da produtividade e qualificação profissional desses agricultores”, frisou o técnico do Senar, Fernando Jose da Silva.
cursorural-4-







Texto: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário