quinta-feira, 2 de maio de 2013

Distrito de Jussaral é contemplado com moradias do Programa Nacional de Habitação Rural



eventojussaral (4)
O distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, vai ganhar 50 moradias populares, que vão beneficiar famílias da área rural. O projeto faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrado ao Programa Minha Casa, Minha Vida, e tem o objetivo de substituir casas de taipa, evitando-se a propagação de doenças como o Mal de Chagas e outras. O prefeito Vado da Farmácia participou da solenidade de assinatura dos contratos firmados entre a Caixa Econômica (CEF) e as famílias beneficiadas, na manhã desta quinta-feira (02/05), na quadra da Escola Municipal Marquês do Recife, em Jussaral.
O prefeito agradeceu a todos os parceiros do programa que ajudaram a realizar o projeto. “Estou muito feliz em hoje estar aqui e poder compartilhar com vocês desse sonho que virou realidade”, destacou. “Agora, vocês vão ter uma moradia digna e uma qualidade de vida melhor”, concluiu. Na ocasião, Vado também anunciou a pavimentação de três ruas na comunidade ainda este ano, sendo bastante aplaudido pelos moradores. Serão beneficiadas com as obras de pavimentação e drenagem as ruas do Cemitério, Nova e São José.
De acordo com o gerente geral da agência Centro da Caixa Econômica do Cabo, Jair Raupp, esse é mais um projeto realizado com sucesso. “Hoje estamos saindo satisfeitos em ver a felicidade de todos vocês aqui presentes, pois essas novas moradias só vão dar mais conforto e segurança às famílias”, declarou. A Caixa anunciou ainda que Jussaral poderá ganhar ainda outras 50 unidades habitacionais do mesmo projeto em breve.
“A concretização deste projeto é uma vitória para todas as famílias que foram beneficiadas, pois a luta foi grande”, disse o diretor geral do Instituto de Defesa e Integração Social (Idis), Sidney Cavalcanti. “Quero agradecer em especial ao prefeito Vado da Farmácia, que muito dignifica a comunidade de Jussaral, assim como a todos os parceiros envolvidos neste programa”, completou.
O início das obras será ainda neste mês de maio. A previsão de término é o mês de novembro. As casas que serão construídas possuem 44 m² de área, todas com cerâmica, compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, somando um investimento de mais de R$ 1 milhão.
As obras serão realizadas pelos próprios pedreiros da comunidade, gerando emprego e renda para quem precisa. Além da moradia fixa, os beneficiados irão receber acompanhamento através de trabalho social realizado pelo Instituto de Defesa e Integração Social (Idis). Esse trabalho vai proporcionar discussões sobre geração de renda, conservação e manutenção do imóvel, convivência coletiva, assim como avaliação de dificuldades que, por ventura, os moradores venham a ter.
Para a dona de casa Dulciana Severina de Siqueira, 34 anos, a felicidade é tanta que parece um sonho. “Isso foi a melhor coisa que me aconteceu nesses 20 anos que moro aqui em Jussaral. É uma benção de Deus”, comemorou. “A partir de agora, minha vida será outra. Eu posso dar um melhor conforto aos meus filhos e dormir com segurança”, disse Jaqueline Cristina dos Santos, 26 anos, também dona de casa.
VISITA – Após a solenidade, o prefeito Vado da Farmácia, acompanhado do vereador Abel Neto, realizou uma visita à Escola Municipal Marquês do Recife, também em Jussaral. Ele foi recebido por dirigentes da escola, professores e alunos presentes. Muitas crianças fizeram questão de conhecer e conversar com o prefeito, além de posar para fotos. Além de ir a várias salas, o prefeito conheceu o refeitório que serve a merenda escolar aos alunos.
Texto: Thainá França
Fotos: João Barbosa
eventojussaral (1)eventojussaral (3)eventojussaral (2)eventojussaral (5)eventojussaral (6)eventojussaral (7)eventojussaral (8)eventojussaral (9)eventojussaral (10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário