sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cabo realiza ação nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

evento-secmulher-fotojoaobarbosa (3)Para marcar a campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Não Violência contra a Mulher”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (27/11), uma ação de orientação e serviços no Pátio da Estação Ferroviária, no Centro. Com iniciativa da Secretaria Executiva da Mulher, a ação tem como objetivo chamar a atenção dos cabenses para o combate à violência contra o gênero.

evento-secmulher-fotojoaobarbosa (2)Durante a ação, a psicóloga e a advogada do Centro de Referência das Mulheres do Cabo deram orientações às pessoas que passavam pelo local. Além disso, houve corte de cabelo, oficinas de artesanato, além de um espaço saúde onde as pessoas puderam aferir a pressão e fazer teste de glicemia, tudo isso oferecido gratuitamente à população.
O Grupo das Mulheres Empreendedoras também teve a oportunidade de expor suas artes em barracas que ocuparam uma parte do pátio da estação. O grupo é formado por 70 mulheres que estão sempre na atividade em prol da conscientização pelo combate à violência contra a mulher. “Fico muito feliz de participar mais uma vez de uma ação que a Secretaria da Mulher tem realizado. É muito importante o investimento que a prefeitura tem feito nas ações no combate à violência contra a Mulher, e toda a mobilização que fazem para realizar esta e outras ações”, disse.
evento-secmulher-fotojoaobarbosa (4)A secretária da Mulher, Tereza Claudina, destacou a importância da adesão do Cabo à campanha. “Temos a preocupação em levar à população todo o conhecimento necessário. A ação permite que qualquer pessoa que esteja circulando pelo local venha até nós e tire dúvidas, receba orientações, além de participar das nossas oficinas. Trabalhamos sempre por esta conscientização”, destacou.

evento-secmulher-fotojoaobarbosa (5)
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Ações em Saúde Bucal são intensificadas nas escolas

IMG-20151126-WA0075A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quinta-feira (26/11), mais uma ação do Projeto Saúde Bucal nas Escolas. As atividades foram realizadas na Escola João Ciríaco, na Charneca, e beneficiou 500 alunos.
Estudantes receberam aplicação de flúor e atividades lúdicas de escovação supervisionada, além de palestras educativas. A ação tem o objetivo de orientar as crianças sobre os cuidados com a higiene bucal, informando também sobre uma alimentação mais saudável prevenindo doenças futuras. saude bucal 1
Para a coordenadora de Saúde Bucal, Elizabete Santana, com o fim do ano letivo, a equipe está intensificando as ações nas escolas para dar maior proteção aos alunos. “Estamos reforçando as orientações e a higienização que poderá ser ampliado até a família durante as férias”, disse.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Cabo inicia Pré-Conferências Municipais de Cultura

Pre_Conferencia_Cultura03_RandyAugustoO município do Cabo de Santo Agostinho vai promover, em 12 de dezembro, sua 3ª Conferência de Cultura. Para iniciar os debates, a Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, está realizando as Pré-Conferências nas quatro regionais existentes na cidade. A primeira delas ocorreu nessa quinta-feira (26/11), no auditório da Secretaria de Educação, voltada à população do Centro e Vilas (Regional 1). O próximo encontro acontece nesta sexta (27), na Escola Municipal Rui Barbosa, na praia de Suape, das 18h às 21h30, para atender a população das praias (Regional 2). Pre_Conferencia_Cultura02_RandyAugusto
Podem participar das Pré-Conferências qualquer cidadão maior de 18 anos, com domicílio e atuação no município. As atividades também vão abranger as regionais 3 e 4. Os encontros são abertos e não é necessária inscrição prévia. O objetivo é estimular a participação da sociedade no que diz respeito às discussões e definições das políticas realizadas na cidade, sendo parte do processo para a conferência. Nas pré-conferências, são discutidas propostas do Plano Municipal de Cultura e escolhidos os delegados (Poder público e sociedade civil), que representarão as regionais na conferência, cujo tema será “Uma Política de Estado para a Cultura”.
Durante a primeira Pré-Conferência, o consultor em Gestão Cultural, Edvaldo Júnior, ministrou uma palestra sobre o Plano Municipal de Cultura, instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura.
Pre_Conferencia_Cultura01_RandyAugustoDe acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, ressaltou a importância das atividades que antecedem à conferência. “Esse é um meio onde todos podem contribuir no planejamento do Plano Municipal de Cultura do nosso município, estabelecendo políticas públicas de forma democrática”, disse.

IMG-20151127-WA0000Acompanhe a programação das demais pré-conferências:
- Regional 3 (Ponte dos Carvalhos e Pontezinha)
Local: Auditório Padre Vander Velden
Data: 03 de Dezembro de 2015
Horário: 18h às 21h30
Endereço: Rua da Praia, S/N – Pontezinha


- Regional 4 (Charneca)
Local: Escola Municipal Padre Antônio de Melo
Data: 04 de Dezembro de 2015
Horário: 18h às 21h30
Endereço: Rua Jose Feliciano, S/N – Charneca


Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Estudantes aprendem sobre a história do Cabo com Projeto Pinzón

Projeto_Pinzon03RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início, nessa quinta-feira (26/11), ao Projeto Pinzón – Nas Trilhas da História, que consiste em disseminar aspectos históricos e geográficos do município a estudantes da região, por meio de trilhas pelas ruínas da Vila de Nazaré. A iniciativa é da Secretaria de Governo e Orçamento Participativo, com o apoio da Secretaria de Educação.

Projeto_Pinzon02RandyAugustoO projeto levou alunos do 8° ano da Escola Municipal Marivaldo Burégio, para uma aula de campo em uma trilha pelas ruínas de Nazaré, passando toda a história do Cabo de Santo Agostinho na perspectiva do navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón que, segundo alguns historiadores, chegou ao Cabo de Santo Agostinho em 26 de janeiro de 1500, descobrindo o Brasil antes dos portugueses. A visita dos alunos foi acompanhada por agentes do Exército.
O professor de História, José Costa, destacou a importância do Projeto. “É uma maneira de valorizar nossa história e turismo local, passando para os nossos alunos todo esse conhecimento sobre a origem deste município”, explicou. “Foi muito interessante conhecer a historia de Pinzón e a história do Cabo aqui em Nazaré, achei muito legal”, comentou Maria Eduarda, 13, aluna do colégio Marivaldo Burégio.
Projeto_Pinzon07RandyAugustoMariano Manoel, comerciante da Vila de Nazaré, aprovou a iniciativa. “Acho esse projeto um grande incentivo, pois temos pessoas que moram há mais de 30 anos no Cabo, e mesmo assim, não têm conhecimento sobre sua cidade, que possui grandes riquezas históricas”, disse ele.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Social Itinerante levou diversos serviços para moradores de Arariba

IMG-20151126-WA0032A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quinta-feira (26/11), mais uma edição do Social Itinerante. Desta vez, a atividade aconteceu na Associação de Moradores, no Engenho Arariba de Baixo. A ação, de iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, ofertou diversos serviços nas áreas de saúde e assistência social para os moradores da localidade.

IMG-20151126-WA0026
No local, a população recebeu orientações sobre o Programa Bolsa Família, CRAS, CREAS, Programa Novo Sentido, Acessuas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Horta Comunitária, coordenação do Idoso e Programa Atitude. Na ação, também foram oferecidos corte de cabelo; emissão de documentos; massagem; limpeza de pele; oficinas de dança do ventre, capoeira e de pintura em tecido, desenvolvida pela equipe da Secretaria Executiva da Mulher.
Segundo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a proposta do Social Itinerante é fazer com que os serviços ofertados no município, estejam mais próximos das comunidades. “Algumas pessoas têm dificuldades de deslocamento e acesso para ir para alguns serviços, principalmente a população da zona rural. Assim, tornamos o projeto mais próximo da comunidade, levando os serviços que são oferecidos dentro da rede pública para população mais carente”, explicou ele.
IMG-20151126-WA0042
Durante o Social, crianças e gestantes receberam acompanhamento de uma nutricionista. Ela deu orientações sobre alimentação saudável e mediu Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma das condicionalidades do Bolsa Família. Os serviços de aferição de pressão arterial ficaram por conta dos profissionais do Grau Técnico. Já a equipe do Projeto Bola Pro Alto, fez a alegria da criançada com brincadeiras recreativas e atividades esportivas.
IMG-20151126-WA0034
“Essa ação é muito importante para todos moradores de Arariba, pois aqui temos diversos serviços em um só lugar, além de ser na própria comunidade, tornando a vida da gente mais fácil.”, destacou a moradora de Arariba de Baixo, Vânia de Lima, 21 anos.
Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza (CTA), também estiveram na ação distribuindo preservativos e realizarando teste rápido para HIV e Sífilis.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Feirão Limpa Nome segue até este domingo no Cabo

Os interessados em negociar suas dívidas podem participar, até este domingo (29/11), do Feirão Limpa Nome do Cabo de Santo Agostinho. A Prefeitura, em parceria com Associação Comercial e Empresarial do Cabo (ACEC), CDL Cabo e SindiLojas, está dando mais uma oportunidade ao contribuinte cabense para regularizar suas dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outras taxas. Além da prefeitura, empresas como Celpe, Compesa e bancos também estão participando e oferecendo condições especiais para quem quer obter seu crédito novamente na praça. O Feirão está acontecendo no Shopping Costa Dourada, na PE-60, das 8h às 18h.
Novembro foi o mês escolhido pelos organizadores para a realização do mutirão para que os consumidores possam regularizar suas pendências e voltar a ter acesso ao crédito antes do final de ano, assim aquecendo o comércio nessa época. “Mediante à grande inadimplência que houve nesses últimos meses, pensamos nesse feirão como uma forma mais rápida das pessoas fazerem as negociações mais rápidas”, disse o presidente da ACEC, Ely José.
Mais informações pelos telefones (81) 3521-6668 (Secretaria Municipal de Finanças) e 3521-0056 (ACEC).
Texto: Thainá França – Secom | Cabo 
Foto: João Barbosa

Prefeitura intensifica limpeza de canal no Bairro São Francisco

IMG-20151126-WA0004A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem intensificando a limpeza e manutenção dos canais do município. Na manhã desta quinta-feira (26/11), os serviços foram iniciados no Bairro São Francisco, com previsão de término para a próxima segunda-feira. Mais de mil metros de canal estão sendo limpos. A medida é preventiva e acontece periodicamente, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas, e também evitando o acúmulo de lixo e entulhos.
Os serviços estão sendo feitos pela Secretaria de Limpeza Pública, por uma equipe de 12 trabalhadores da Locar Saneamento Ambiental. Durante esta semana, os mesmos serviços também foram feitos da rua 16 até a 26 do Bairro São Francisco; no bairro do Malaquias e no canal da Travessa Teixeira de Sá até o mercado público (Mercadão).
O assessor de Limpeza Pública da Prefeitura, Francisco Dutra, lembra que a população também deve fazer sua parte não jogando lixo e entulhos nos canais e canaletas, para evitar a obstrução dos equipamentos e a proliferação de doenças.
IMG-20151126-WA0005

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Divulgação

Prefeitura do Cabo realiza ação de combate à tuberculose


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quinta-feira (26/11), uma ação educativa voltada à prevenção da tuberculose. A atividade aconteceu na Praça da praia de Suape e contou com 20 profissionais de saúde. A ação foi fruto de uma parceria entre os postos de Saúde da Família de Suape, Gaibu e Enseada dos Corais, e tem o objetivo de orientar a população sobre a prevenção, sintomas e a importância do exame para detectar a doença.
De acordo com a enfermeira Lígia Leite, estão sendo oferecidos também na ação exame da próstata, aplicação de flúor e orientações em saúde bucal, além de colocar cartazes sobre a tuberculose nos comércios da praia. “Estamos distribuindo folhetos informativos sobre a tuberculose para a população com o intuito de chamar a atenção dos moradores com música e orientação aos transeuntes. As enfermeiras Mara Núbia e Gara Lima dos outros PSF’s estão ampliando as ações para beneficiar os cuidados no nosso litoral como todo”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Aulão de ginástica é realizada em alusão ao Novembro Azul

aulaoginasticacohab-fotojoaobarbosa (4)A Secretaria Executiva da Juventude e Esportes do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde dessa quarta-feira (25/11) um aulão de ginástica interativa, na Praça Diomedes Ferreira, no bairro da Cohab. O evento foi dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul, com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção e combate ao câncer.

aulaoginasticacohab-fotojoaobarbosa (3)
De acordo com o secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, o aulão visa incentivar a conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. “As mulheres estão aqui presentes hoje, no incentivo aos homens sobre o perigo que o câncer de próstata traz a saúde”, disse.
NOVEMBRO AZUL – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o tumor mais frequente no sexo masculino. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados.
Texto: Thays Lorena – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Secretaria de Governo e Orçamento Participativo apresenta balanço de ações

Audiencia_PublicaSec_Gov_OP01RandyAugustoA Secretaria de Governo e Orçamento Participativo do Cabo de Santo Agostinho apresentou, nessa quarta-feira (25/11), na Câmara Municipal de Vereadores, um balanço de ações realizadas pelas pastas nos últimos dois anos. A prestação de contas foi solicitada a todas as secretarias pelo poder legislativo municipal.

Audiencia_PublicaSec_Gov_OP02RandyAugusto
A audiência foi iniciada pelo vereador Ezequiel Santos, seguida pela participação do vereador Nilson Gabriel. Estiveram presentes oito vereadores dos 17, além da sociedade civil que puderam acompanhar a prestação de contas.
Em razão de oferecer um retorno à população sobre os projetos que a prefeitura concluiu, e dos que estão em processo de conclusão nos últimos dois anos, a Secretaria de Governo apresentou algumas obras já finalizadas como a escola-parque de Garapu, o andamento dos serviços de pavimentação da antiga estrada de Suape, investimentos em projetos na área de educação, como o cinema nos auditórios das escolas-modelo e aquisição de novos ônibus escolares, além do avanço na criação da Coordenação de Política LGBT.
De acordo com o secretário municipal de Governo, José Carlos Leandro, a prestação de contas é o momento para mostrar o trabalho que a gestão municipal tem realizado durante os últimos dois anos. “É muito importante esse contato com a sociedade para passar esse feedback de tudo que foi feito pela atual gestão durante este período”, disse.
Audiencia_PublicaSec_Gov_OP03RandyAugusto
O secretário Executivo de Orçamento Participativo, Moisés Xavier, também apresentou algumas ações de OP, com o intuito de promover a participação do cidadão presente ao observar os compromissos do governo para com a sociedade.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cabo é destaque no VI Congresso Nacional de Farmácia

DSC_4178Representantes da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do Cabo de Santo Agostinho obteve o 2º lugar na apresentação de um artigo científico no VI Congresso Nacional de Farmácia. O evento, que foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda.

DSC_4057
Intitulado como “Análises das Prescrições de Antimicrobianos Dispensados em uma Drogaria sob a ótica da RDC 20/2011”, o artigo foi de autoria dos farmacêuticos Márcia Bernardo, José Cleberson, Mirella Siqueira, Ronaldo Machado e o coordenador da CAF, José Orlando. O trabalho foi voltado para importância do planejamento estratégico situacional na gestão pública, perfil dos pacientes que fazem uso de insulina atendidos pelo programa de diabéticos do Cabo, terceirização das atividades logísticas, entre outros.
O Congresso que teve como tema “Desafios e perspectivas da assistência farmacêutica”, teve por objetivo incentivar a busca pelo conhecimento e mostrar que as áreas da saúde trabalham em conjunto e uma depende da outra para oferecer aos pacientes os melhores tratamentos possíveis. Além disso, foi tratado também a importância de se entender técnicas e conhecimentos de outros segmentos.
De acordo com o coordenador da CAF, José Orlando, os eventos científicos auxiliam na formação acadêmica dos estudantes e profissionais. “É muito importante participar de eventos como este que traz novos conhecimentos, através da troca de informações e reflete no cenário atual”, destacou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Divulgação

Seminário discute promoção da Igualdade Racial

IMG-20151124-WA0020Movimento negro, comunidade quilombola, entidades não negras e representantes do governo, do Cabo de Santo Agostinho, participaram nessa terça-feira (24/ 11), do 2º Seminário de Promoção da Igualdade Racial. O evento, realizado no Sest/Senat, na PE-60, foi promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), em parceria com a Secretaria de Programas Sociais.
IMG-20151124-WA0022
De acordo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o Seminário teve o intuito de efetivar as políticas públicas com a promoção da igualdade racial no município. “Esse e um espaço para discutir e também propor ações voltadas para o segmento, promovendo assim, igualdade nas relações sociais das comunidades negras, não negras e de outras etnias”, ressaltou ele.
Durante a atividade, os participantes formaram grupos de trabalho. Educação e saúde direcionadas para segmento, diversidade cultural, direitos humanos e segurança pública, estavam entre os principais temas discutidos no seminário.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Obra do Projeto Praia Sem Barreiras recebe vistoria de técnicos

IMG-20151124-WA0018Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e do Consórcio de Transporte Grande Recife, estiveram reunidos nessa terça-feira (24/ 11), na Praia de Suape para uma visita técnica, onde será implantado o Projeto Praia Sem Barreiras. O Projeto, que faz parte do Programa Turismo Acessível do Governo do Estado, tem o intuito de proporcionar às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida o banho de mar assistido.
IMG-20151124-WA0036
A orla de Suape está recebendo diversos serviços. Os banheiros estão sendo reformados e a praça também está sendo requalificada. O entorno da orla vai ganhar rampas de acesso, estacionamento com vagas para a pessoa com deficiência e outras modificações para melhor atender a população portadora de deficiência. “Estamos trabalhando para que a orla seja adaptada de acordo com a necessidade do Projeto. No início do próximo mês a obra será concluída”, assegurou o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Everaldo Monteiro.
Segundo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a visita técnica serviu para dar os últimos ajustes no Projeto. “A Prefeitura em parceria com a Empetur está garantindo toda a infraestrutura para execução do Praia Sem Barreiras em nosso município”, destacou ele.
IMG-20151124-WA0033
No Projeto, a faixa de areia vai ganhar toldos móveis, quatro cadeiras anfíbias e esteiras. O Praia Sem Barreiras receberá também abrigos adaptados e monitores, que serão qualificados pela Empetur para auxiliar no banho assistido.
A Guarda Municipal esteve no local e definiu algumas mudanças no trânsito, que serão realizadas em breve, para melhor atender o Projeto. Também participou da visita técnica o assessor especial da Secretaria de Programas Sociais, Adriano Batista.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Prefeitura realiza aulão de ginástica em alusão ao Novembro Azul

Em comemoração ao movimento de luta contra o câncer de próstata, o Novembro azul, a Secretaria da Juventude e Esportes do Cabo de Santo Agostinho realizará nesta quarta-feira (25/11), um Aulão de Ginástica Interativa. A atividade é gratuita e acontece na Praça Diomedes Ferreira, no bairro da Cohab, a partir das 15h. A atividade contará com aulas de ginástica, zumba, danças culturais, entre outras.
Este será o segundo aulão realizado este mês. O primeiro ocorreu na escola-parque Cremilda Maria de Santana, em Garapu, na última quarta-feira (18/11) e contou com dezenas de participantes.
Texto: Erika Freitas Repórter Estagiária da Secom/Cabo 
Foto: João Barbosa (arquivo)

Moradores do Engenho Arariba de Baixo recebem Social Itinerante

Moradores do Engenho Arariba de Baixo, do Cabo de Santo Agostinho, vão receber nesta quinta-feira (26/11), o Social Itinerante. A ação, que leva diversos serviços gratuitos para as comunidades do município, é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Programas Sociais. A atividade acontecerá na Escola Doutor José Roberto Monteiro, das 9h às 12h.
No local, vão ser oferecidos os serviços corte de cabelo, aferição de pressão arterial e emissão de documentos, além de orientações sobre o Programa Bolsa Família, CRAS, CREAS, Acessuas e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza (CTA), também estarão na ação esclarecendo as dúvidas da população.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo 
Foto: Roque de Jesus (arquivo)