A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início, nessa quinta-feira (26/11), ao Projeto Pinzón – Nas Trilhas da História, que consiste em disseminar aspectos históricos e geográficos do município a estudantes da região, por meio de trilhas pelas ruínas da Vila de Nazaré. A iniciativa é da Secretaria de Governo e Orçamento Participativo, com o apoio da Secretaria de Educação.
O projeto levou alunos do 8° ano da Escola Municipal Marivaldo Burégio, para uma aula de campo em uma trilha pelas ruínas de Nazaré, passando toda a história do Cabo de Santo Agostinho na perspectiva do navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón que, segundo alguns historiadores, chegou ao Cabo de Santo Agostinho em 26 de janeiro de 1500, descobrindo o Brasil antes dos portugueses. A visita dos alunos foi acompanhada por agentes do Exército.
O professor de História, José Costa, destacou a importância do Projeto. “É uma maneira de valorizar nossa história e turismo local, passando para os nossos alunos todo esse conhecimento sobre a origem deste município”, explicou. “Foi muito interessante conhecer a historia de Pinzón e a história do Cabo aqui em Nazaré, achei muito legal”, comentou Maria Eduarda, 13, aluna do colégio Marivaldo Burégio.
Mariano Manoel, comerciante da Vila de Nazaré, aprovou a iniciativa. “Acho esse projeto um grande incentivo, pois temos pessoas que moram há mais de 30 anos no Cabo, e mesmo assim, não têm conhecimento sobre sua cidade, que possui grandes riquezas históricas”, disse ele.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário