A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quarta-feira (11/11), uma capacitação direcionada a orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Programas Sociais. A atividade aconteceu no CRAS da Vila Roca, sendo executada pela equipe da Secretaria Executiva de Combate às Drogas.
Com o objetivo de orientar os profissionais que lidam diretamente com a demanda de alguns usuários do serviço que necessitam de atenção e acolhimento do SCFV, a Secretaria de Programas Sociais solicitou a capacitação para a Secretaria de Combate às Drogas, que tem atuado de forma efetiva em diversas áreas do município, especialmente nas escolas.
A orientação foi iniciada pelo secretário Executivo de Combate às Drogas, Ronaldo Santos, que apresentou dados estatísticos do uso de drogas no Brasil e no município do Cabo de Santo Agostinho. Na ocasião, foram debatidos temas como o consumo de drogas na Sociedade, e a importância do fortalecimento de vínculo entre os orientadores sociais e usuários do serviço para possíveis saídas para esta questão tão presente na sociedade. Dinâmicas e vídeos com depoimentos de orientadores da área deram continuidade à capacitação, com a proposta de incentivar os orientadores, mostrando sua importância na vida do usuário do programa.
De acordo com o secretário, este vínculo é fundamental para manter um bom relacionamento no programa, e desta forma o objetivo de resgatar o indivíduo que busca ajuda pode ser alcançado. “Estamos realizando diversos trabalhos no município, fico feliz de estar atuando efetivamente no município em uma causa como esta. Combater as drogas é um trabalho que requer atenção, e eu e minha equipe da secretaria de Combate às Drogas sempre falamos nas capacitações a importância de se dedicar a este trabalho” disse. “O usuário se sente seguro quando percebe que pode contar com o orientador, e para isto devemos amar o que estamos fazendo. Amamos o que fazemos, por isso temos atingido as metas que traçamos para os projetos na Secretaria. O objetivo é incentivar os orientadores para fazer o mesmo e, assim, todos alcançamos o objetivo juntos”, acrescentou.
A Secretaria de Combate as Drogas tem realizado muitas ações e projetos para atender a demanda do município. Só neste ano, tem atuado diretamente nas escolas, ouvindo a classe educadora, familiares e alunos, com a proposta de combater de forma efetiva a este problema constante na sociedade. Para realizar este trabalho, a Secretaria possui uma equipe capacitada para executar as atividades de combate às drogas.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário