Até o próximo domingo (15/11), a população cabense poderá colaborar com a construção do Plano Municipal de Cultura (PMC) por meio de uma plataforma virtual criada pela Prefeitura. Acessando o formulário pelo link https://goo.gl/Zevbpt , qualquer cidadão pode enviar sugestões para fortalecer os mais variados segmentos da cultura. As primeiras contribuições para o PMC foram feitas durante fórum promovido em outubro com representantes de entidades culturais, da Comissão de Reformulação do Conselho de Política Cultural, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.
Mais de 70 propostas foram elaboradas durante o fórum, que contou com grupos de trabalho divididos por eixos temáticos. O documento continuará sendo construído nas pré-conferências de Cultura, sendo finalizado na Conferência, prevista para acontecer em dezembro. O PMC tem por finalidade o planejamento e a implantação de políticas públicas de cultura a médio e longo prazo, atendendo as expectativas de segmentos representativos da cultura e das artes do município.
A iniciativa é mais uma etapa para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e para a adesão do Cabo ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), modelo de gestão e promoção de políticas públicas do segmento, que reúne sociedade civil e entes federais, estaduais e municipais para fomentar produções culturais de forma colaborativa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6655 ou pelo e-mail secult.cabo@gmail.com .
Confira os eixos trabalhados no Plano Municipal de Cultura:
(Eixo I) – Fortalecer a ação do município no planejamento e na execução das políticas culturais, consolidando os sistemas de participação social e os canais de co-gestão. (Sistema Municipal de Cultura / Sistema Municipal de Informações Culturais / Gestão Participativa / Equipamentos Culturais / Estrutura Administrativa / Legislação)
(EIXO II) – Incentivar, proteger e valorizar a produção simbólica e a diversidade artística e cultural. (Valorização da Diversidade e da Cultura Local / Promoção de Políticas de Transversalidade e Interculturalidade / Cultura e Comunicação / Cultura, Educação e Criatividade)
(EIXO III) – Universalizar os direitos culturais e o acesso à fruição e a produção cultural. (Circulação da Produção cultural / Descentralização Cultural / Acesso, acessibilidade e direitos culturais / desenvolvimento da cidadania e inclusão cultural)
(EIXO IV) – Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável. (Turismo cultural / estímulo ao desenvolvimento da economia criativa da cultura / fomento e financiamento à produção cultural / geração de trabalho e nda e direitos do trabalhador da cultura)
(EIXO V) – Promoção do Livro e Leitura (Democratização do acesso / fomento à leitura e à formação de mediadores / valorização do livro e comunicação)
(EIXO VI) – Proteção e promoção do patrimônio cultural material e imaterial Sistema Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural / Sistema Municipal de Museus, centros de memória e arquivos / educação patrimonial)
(EIXO VII) – Formação e intercâmbio cultural (formação cultural nas dimensões cidadã, simbólica e econômica / formação de público / promoção de intercâmbio cultural)
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo Secult
Nenhum comentário:
Postar um comentário