O município do Cabo de Santo Agostinho será palco do Campeonato Brasileiro Masculino de Voleibol Sentado – Série B. O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 deste mês, e deverá ser realizado na quadra da escola-modelo de Garapu. Nessa quarta-feira (04/11), representantes da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes receberam o presidente da Confederação Paraolímpica de Vôlei, o campeão olímpico Amauri Ribeiro, para uma reunião visando discutir os últimos detalhes do campeonato.
Esta será a terceira vez que o município sedia uma competição da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD). Em 2012, recebeu os campeonatos das Séries A e B. Este ano, as equipes da Série B disputarão novamente o campeonato no município.
De acordo com o gerente de Esportes da Secretaria, Luís Barbosa (Lula do vôlei), as equipes serão divididas entre dois jogos pela manhã e dois jogos no período da tarde. “Estamos buscando trazer esse projeto para o município há uns meses, e agora temos a proposta concreta onde iremos sediar mais uma vez este campeonato, e é de uma alegria imensa trazer para o município um evento tão importante”, disse.
O voleibol sentado é um dos mais dinâmicos e divertidos esportes paraolímpicos. A altura da rede e o tamanho da quadra acabam por tornar a competição mais rápida do que o voleibol tradicional. No voleibol sentado, a quadra tem 10m x 6m e é dividida por uma rede a 1,15m para homens, 1,05m para mulheres. O objetivo dos times (formados por seis atletas) é passar a bola por sobre a rede e fazê-la tocar o chão da quadra adversária. Para isto, os atletas devem sempre manter a pélvis encostada no chão.
Para receber o torneio, a Secretaria vai adaptar a quadra oferecida para receber a modalidade. Esta parceria entre a Prefeitura do Cabo e a Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes é um dos fatores considerados que resultou na escolha do município para sediar a competição este ano. Amauri Ribeiro destacou a importância do apoio da prefeitura. “Escolhemos o Cabo mais uma vez por conhecer o município, das últimas duas vezes que estivemos aqui, o campeonato aconteceu com êxito, e por saber que aqui temos parceiros que vão nos ajudar na organização dando todo apoio, voltamos”, disse. Amauri, que é campeão Olímpico, recebeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
O secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, reforçou a importância do apoio da Prefeitura nas diversas áreas do esporte. “Será muito importante receber mais uma vez esse campeonato, pois é uma superação demonstrada nos atletas que mesmo com suas dificuldades se superam através do esporte. A nossa secretaria tem todo apoio da gestão municipal para atuar nesse campo, investido nos diversos campos do esporte, e estamos abraçando sempre todas essas modalidades. Além disso, o campeonato nos traz o incentivo de que é possível fazer a diferença, apesar das dificuldades”, comentou.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário