A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho participaram de uma ação simulada de emergência do Gasoduto Nordestão, numa situação de ocorrência de vazamento de gás natural canalizado. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/11), na comunidade localizada no entorno da área externa do ponto de entrega de Gás Natural, no Engenho Trapiche. A ação foi uma realização da Petrobras Transporte S.A – Transpetro, pela empresa Estação de Distribuição de Gás Cabo, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Municipal.
O objetivo desse trabalho foi preparar as equipes que compõem o Sistema de Atendimento de Urgência e Emergência para situações de risco real, em trabalho conjunto com a comunidade. Atualmente existem 14 famílias que vivem nas proximidades das faixas de dutos e demais instalações da estação.
O simulado retratou o atendimento de ocorrência de vazamento de tubulação de gás natural canalizado. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Ana Sandra,o trabalho do órgão nessa situação é remover as pessoas da área de risco, levando-as para uma área de segurança. “Dependendo do grau de risco, será analisado qual o melhor procedimento a ser tomado, se as pessoas devem ser encaminhadas para casa de familiares ou pousadas”, explicou.
“Para ter um bom planejamento, foram realizadas três reuniões, para passar as instruções aos órgãos envolvidos e a forma como seria feita esse simulado. Além disso, também foi realizada, junto com a comunidade, uma reunião preparativa, com palestras explicando os procedimentos do simulado”, ressaltou Ana Sandra.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo da Defesa Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário