quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cabo simula situação de emergência com vazamento de gás

IMG_9035A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho participaram de uma ação simulada de emergência do Gasoduto Nordestão, numa situação de ocorrência de vazamento de gás natural canalizado. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/11), na comunidade localizada no entorno da área externa do ponto de entrega de Gás Natural, no Engenho Trapiche. A ação foi uma realização da Petrobras Transporte S.A – Transpetro, pela empresa Estação de Distribuição de Gás Cabo, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Municipal.
O objetivo desse trabalho foi preparar as equipes que compõem o Sistema de Atendimento de Urgência e Emergência para situações de risco real, em trabalho conjunto com a comunidade. Atualmente existem 14 famílias que vivem nas proximidades das faixas de dutos e demais instalações da estação.
O simulado retratou o atendimento de ocorrência de vazamento de tubulação de gás natural canalizado. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Ana Sandra,o trabalho do órgão nessa situação é remover as pessoas da área de risco, levando-as para uma área de segurança. “Dependendo do grau de risco, será analisado qual o melhor procedimento a ser tomado, se as pessoas devem ser encaminhadas para casa de familiares ou pousadas”, explicou.
IMG_9036
“Para ter um bom planejamento, foram realizadas três reuniões, para passar as instruções aos órgãos envolvidos e a forma como seria feita esse simulado. Além disso, também foi realizada, junto com a comunidade, uma reunião preparativa, com palestras explicando os procedimentos do simulado”, ressaltou Ana Sandra.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo da Defesa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário