O Cabo de Santo Agostinho está muito próximo de receber o Projeto Praia sem Barreiras, que consiste em viabilizar o acesso ao banho de mar a pessoas com deficiência. Na manhã desta quinta-feira (19/11), o prefeito Vado da Farmácia recebeu representantes da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com o objetivo de discutir alguns detalhes finais para implantação do projeto no município. O encontro aconteceu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
O projeto Praia Sem Barreiras faz parte do Programa Turismo Acessível do Governo do Estado, em parceria com a Empetur, e tem a finalidade de disponibilizar esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para que portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida tenham um banho de mar assistido.
Durante a reunião, a gestora de Projetos Especiais da Empetur, Alinne Frazão, abordou alguns detalhes que faltam para lançar o Praia sem Barreiras na praia de Suape. Entre eles, os ajustes na infraestrutura no local e adaptações para atender ao público específico, compra dos materiais, o espaço para guarda desses materiais, monitores que serão qualificados para dar assistência ao banho assistido, definir dias e horários de funcionamento, entre outros.
De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Everaldo Monteiro, o local está passando por uma reforma, para atender as necessidades e adequações do Projeto. “A previsão de conclusão é até o final deste mês”, prevê.
O prefeito Vado agradeceu o encontro e se colocou à disposição para dar mais celeridade para o projeto ser implantado aqui. “O Praia sem Barreiras vai possibilitar o direito de ir e vir de todos, em especial aqueles que apresentam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Faremos o que for possível para garantir mais esse direito à acessibilidade”, assegurou.
Participaram da reunião os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública), Adelson Moura (Educação), Arthur Albuquerque (Planejamento e Meio Ambiente), Ricardo Marlon (Saúde) e Everaldo Monteiro (Coordenação Regional e Serviços Públicos), além do procurador geral do município, Marcos Lira, o gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Programas Sociais, Márion Fraz, e o vereador Ricardo Carneiro.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário