A Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense está completando 101 anos de reorganização. Para festejar, o grupo convida toda a população do Cabo de Santo Agostinho para um concerto nesta sexta-feira (13/11), às 19h, na Igreja Matriz de Santo Antônio, situada no Centro. O evento, aberto ao público, contará também com apresentações de grupos musicais formados por componentes da banda e homenagens a personalidades que fazem ou fizeram parte dessa trajetória.
Apoiada pela Prefeitura Municipal, a Filarmônica possui atualmente cerca de 50 músicos. Ela já foi vencedora de inúmeros concursos e contribui de maneira significativa para a difusão da música do Estado de Pernambuco.
HISTÓRIA – Em 03 de Setembro de 1888 foi criada a primeira banda de música do Cabo, chamada “Clube Filarmônico Cabense”, e composta por funcionários da estrada de ferro. Em 1904, houve uma dissensão entre os associados e uma banda paralela foi criada com o nome de “Sinfônica do Cabo”. Esta última sobreviveu poucos anos devido a problemas financeiros.
Em 1905 foi criada a “Sociedade Musical 30 de Julho”, uma nova dissidência do clube filarmônico e constituído por funcionários da extinta “CREAT WESTRW” (Empresa Ferroviária), que se tornou uma forte concorrente, à altura do “Bacurau”, e foi apelidado de “Jaguará”, em alusão a um músico da banda. A Jaguará foi extinta em 1911, devido à transferência das oficinas da estrada de ferro para Jaboatão, enquanto a Bacurau Sobreviveu mais alguns meses.
Passando apenas dois anos da dissolução do “Clube Filarmônico Literário Cabense”, um grupo de ex-associados fundou outra banda de música em 15 de Novembro de 1914. A nova banda “Filarmônica XV de Novembro Cabense” passou a usar o estandarte e instrumental da extinta banda conforme foi lavrada a ata de extinção.
Em 1915 a diretoria da Filarmônica XV de Novembro Cabense solicitou ao prefeito da época, o Dr. Paulo de Amorim Salgado, uma subvenção. Este respondeu que daria não apenas uma subvenção, como também a tornaria de utilidade pública. Tal fato ocorreu em 06 de Agosto de 1915, e em 16 de Maio de 1922, foi feita aquisição de um prédio situado na Rua Vigário João Batista, nº 115, no Centro, sede da Filarmônica até os dias de hoje.
Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário