O Cabo de Santo Agostinho vai sediar as primeiras atividades do 16º Encontro Pernambucano de Coco. O evento começa já neste sábado (14/11), com uma sessão de cinema e um show, na praia de Gaibu, a partir das 20h, na Associação de Moradores da localidade (AMPG), durante feira cultural. O encontro segue até dezembro e ainda percorrerá os municípios de Olinda e Recife. A realização é do Centro Cultural Farol da Vila, que conta com o incentivo da Fundarpe e do Governo do Estado, além do apoio das prefeituras das cidades que sediam o evento.
Inaugurações, shows, exposições fotográficas, roda de mestres, homenagens, lançamentos de CDs e DVD, sambada e exibição de filmes fazem parte da programação, que acontecerá na praia de Gaibu e no bairro de Pontezinha (Cabo de Santo Agostinho); na praia do Carmo (Olinda); e na Casa do Carnaval e no Núcleo da Cultura Afro-brasileira, situados no Pátio de São Pedro (Recife).
Criado em 1998 com o objetivo de resgatar, valorizar, fomentar e preservar o coco de roda pernambucano e os seus grupos, o Encontro nasceu no bairro de Pontezinha, situado no Cabo. “Único em seu segmento, o festival é detentor de prêmios pelo Ministério da Cultura e é reconhecido nacionalmente como um evento pioneiro da cultura popular que prioriza o movimento do coco de roda e suas vertentes”, afirma o produtor cultural e gestor da iniciativa, Marcos Moraes. Ao longo dos anos, o projeto já contabiliza, segundo ele, mais de 60 participações de mestres e grupos de coco do Estado e do Nordeste.
Clique no link a seguir e confira a programação completa do evento: Programacao
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário