A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quinta-feira (26/11), mais uma edição do Social Itinerante. Desta vez, a atividade aconteceu na Associação de Moradores, no Engenho Arariba de Baixo. A ação, de iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, ofertou diversos serviços nas áreas de saúde e assistência social para os moradores da localidade.
No local, a população recebeu orientações sobre o Programa Bolsa Família, CRAS, CREAS, Programa Novo Sentido, Acessuas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Horta Comunitária, coordenação do Idoso e Programa Atitude. Na ação, também foram oferecidos corte de cabelo; emissão de documentos; massagem; limpeza de pele; oficinas de dança do ventre, capoeira e de pintura em tecido, desenvolvida pela equipe da Secretaria Executiva da Mulher.
Segundo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a proposta do Social Itinerante é fazer com que os serviços ofertados no município, estejam mais próximos das comunidades. “Algumas pessoas têm dificuldades de deslocamento e acesso para ir para alguns serviços, principalmente a população da zona rural. Assim, tornamos o projeto mais próximo da comunidade, levando os serviços que são oferecidos dentro da rede pública para população mais carente”, explicou ele.
Durante o Social, crianças e gestantes receberam acompanhamento de uma nutricionista. Ela deu orientações sobre alimentação saudável e mediu Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma das condicionalidades do Bolsa Família. Os serviços de aferição de pressão arterial ficaram por conta dos profissionais do Grau Técnico. Já a equipe do Projeto Bola Pro Alto, fez a alegria da criançada com brincadeiras recreativas e atividades esportivas.
“Essa ação é muito importante para todos moradores de Arariba, pois aqui temos diversos serviços em um só lugar, além de ser na própria comunidade, tornando a vida da gente mais fácil.”, destacou a moradora de Arariba de Baixo, Vânia de Lima, 21 anos.
Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza (CTA), também estiveram na ação distribuindo preservativos e realizarando teste rápido para HIV e Sífilis.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS
Fotos: Roque de Jesus – SMPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário