A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na última sexta-feira (13/11) a 1ª Oficina para implementação das ações de Educação Permanente em Saúde. A ação aconteceu no Hospital Mendo Sampaio, localizado às margens da BR 101-Sul.
A Educação Permanente (EP) em Saúde tem o objetivo de conscientizar os profissionais em saúde, durante as atividades cotidianas como reflexão para melhoria das ações, buscando desenvolver condições de atendimento às necessidades de saúde da população em geral. Foram realizadas contextualização de Educação Permanente, leitura de texto sobre o tema, roda de conversa, debate e avaliação da oficina.
A oficina foi ministrada pelos profissionais da Fio Cruz, Gustavo Campos e Josinaldo Bernardo. Eles falaram sobre a relação educativa das ações realizadas no ambiente de saúde. “Tudo que se faz na área de saúde tem relação com a educação. Uma vez que é exemplo para o paciente, família e amigos que esteja presente em qualquer procedimento do profissional”, explicou.
De acordo com o enfermeiro responsável pela implantação da EP, José Edson Sobrinho, uma instituição se faz de pessoas, porém para produzir mudanças de práticas no cotidiano é necessário dialogar, buscando a partir do processo de trabalho realizar as atividades em equipe com maior resolutividade. “A EP em Saúde busca mudar ou incorporar elementos novos à prática e os conceitos. É um grande passo da gestão que será implantado em outras unidades de saúde do município”, disse.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/ Cabo
Fotos: Randy Augusto
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário