Coordenadores do projeto do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, realizado pela Petrobras, estiveram reunidos na Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, nessa quinta-feira (26/02), com a finalidade de reafirmar parceria com o poder público municipal e propor expansão do projeto. Estiveram presentes o coordenador Geral, Thyago Santos, a coordenadora Pedagógica, Rosângela Ribeiro, o secretário de Educação, Adelson Moura, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Heloina Barros e a representante da coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Escola do Campo, Ilka Carla.
O projeto tem como objetivo contribuir para universalização da prática esportiva do esporte educacional para crianças e adolescentes dos municípios que compõem o território estratégico de Suape: Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso, Escada, Ipojuca e Sirinhaém. As ações do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco (CRE.PE) alinham-se aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
O CRE, em parceria com o Instituto Esporte e Educação, capacita mensalmente 160 professores das Redes Municipais de Ensino objetivando disseminar a metodologia do esporte educacional nas escolas públicas, além de compor uma rede nacional e estadual de parceiros multiplicadores do esporte educacional. No Cabo, 20 professores participam das formações, que acontecem no Hotel Canarius de Gaibu em horário integral. O próximo encontro acontecerá nos dias 08 e 09 de abril.
De acordo com o coordenador Geral, Thyago Santos, no Cabo são atendidas diretamente 600 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, muitas delas são beneficiárias ou enquadráveis em programas socioassistenciais. “Os jovens participam das modalidades esportivas basquete, boxe, futebol, futsal, handebol, taekwondo, vôlei, além de jogos recreativos”, destacou Santos. Já os docentes recebem materiais esportivos como bolas de diversas modalidades, cones, coletes, elásticos, cordas, squeezes, dentre outros, para uso no Projeto. Os representantes da Petrobras fazem visitas periódicas aos professores a fim de orientá-los a prática.
A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, entendeu que era importante à integração dos profissionais do 1º ao 5º ano, principalmente daqueles que atuam nas escolas da zona Rural. Dessa forma, a partir de agora, os educadores que integram a Escola do Campo também participarão das formações mensais e serão multiplicadores do esporte educacional nas escolas rurais. “É muito importante à inserção dos alunos do campo em um projeto tão enriquecedor como o da Petrobras. Normalmente os alunos da zona rural tem grande interesse por atividades esportivas e tenho certeza de que isso trará mais motivação aos alunos em sala de aula”, destacou Ilka Carla, do setor da Escola do Campo da SME.
No segundo semestre deste ano, o Centro de Referência irá implantar núcleos descentralizados em quatro escolas-modelos da Rede. Em Ponte dos Carvalhos, foram contempladas as escolas-modelos Vereador Reginaldo Loreto e Manoel Davi Vieira da Costa. Pontezinha conta com a escola-modelo Eronides Soares e a Professor Antonio Benedito da Rocha representa o bairro de Garapu. Além da prática esportiva, nas escolas acontecerão o “Encontro de Família”, que se trata de reuniões com os pais com temas transversais como drogas, ética, cidadania, sexualidade e meio ambiente.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, ficou bastante satisfeito com a continuidade do projeto. “Estou muito empolgado com o projeto, pois é muito importante integrar educação às práticas esportivas. Acredito que a participação dos estudantes da zona rural proporcionará mais motivação a esses alunos, visto que o próprio ambiente do campo possui espaços que possibilitarão a prática de diversos esportes”, enfatizou Moura.
Texto e foto: Ascom da SME/Cabo