quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Foliões do Cabo se despediram do Carnaval no Bloco do Defunto


Mantendo a tradição, foliões do Cabo de Santo Agostinho se despediram do Carnaval no Bloco do Defunto. A agremiação, que existe desde 1999, saiu do Cemitério de São José e passou por algumas ruas do Centro da cidade na madrugada desta quinta-feira (19/02) contagiando o público com sua irreverência. A festa recebeu o apoio da Prefeitura Municipal.
A agremiação foi fundada por motivos políticos, com o objetivo de criticar os que pouco fizeram em benefício da cidade. A agremiação contou este ano com show pirotécnico, orquestra de frevo, carros de som e um trio elétrico com a banda Delícia Musical. Além disso, também houve um concurso de fantasias. “O Carnaval do Cabo, e principalmente o bloco do Defunto, é irreverente e causa uma grande expectativa no público. Ele representa para nós a alegria contagiante de cada folião”, ressaltou o presidente e fundador Nicéias Balbino.
Antônio Francisco do Nascimento Neto, 22, caldeireiro-montador, espera ansioso pela quarta-feira de cinzas para brincar no Defunto. “Todos os anos participo do bloco e é pura animação. As pessoas parecem que não querem que o Carnaval acabe”, comentou. “Amo muito o frevo, para mim o carnaval não acabou, se deixarem terá blocos até o domingo”, disse Jhoellen de Luna Melo, 20, estudante. O cantor João Salles, homenageado do Carnaval 2015 do Cabo, foi agraciado pelo Bloco do Defunto com um troféu, por participar todos os anos levando alegria aos brincantes da agremiação.
Mais de 150 agremiações desfilaram nas ruas do Cabo levando diversão e folia neste Carnaval. Apoiados pela Secretaria de Cultura e Lazer, blocos e troças passaram pelas localidades do Centro, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Charneca, praias de Itapuama, Gaibu e Enseada dos Corais, além de dezenas de vilas, agitando a população. Os brincantes ainda contaram com polos de animação montados em Gaibu (com a Passarela Cultural, que conta com o apoio da Caixa Econômica Federal), no bairro de Pirapama e em Jussaral.
O secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, esteve presente no desfile do Bloco do Defunto e fez uma avaliação do período momesco deste ano. “O Carnaval de 2015 superou as expectativas. Tivemos um grande ganho começando pelo Baile Municipal, que recebeu muitos elogios do público, e com a passarela cultural da praia de Gaibu, que também foi aprovada por moradores e turistas. Nessa quarta-feira de cinzas, tanto o bloco do Bacalhau de Ponte como o do Defunto deram um show de animação”, comentou o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário