O ano letivo da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (02/02). Apresentações culturais e anúncio de novos investimentos para a área educacional marcaram a solenidade, realizada na quadra da escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos, reunindo professores, coordenadores, dirigentes e toda a equipe pedagógica da rede. O ponto alto do evento foi um show em homenagem ao múltiplo artista cabense Manezinho Araújo, falecido em 1993.
“Educação: conhecimento científico e artístico a serviço de uma sociedade sustentável”. Essa será a temática trabalhada pelos professores neste ano letivo, com os eixos energia, expressões culturais, identidade étnico-cultural e educação inclusiva. Mais de 2 mil professores atuam no sistema municipal de ensino, que conta com 97 escolas. As aulas começam na próxima quarta-feira (04/02).
A mesa de abertura contou com a participação do prefeito Vado da Farmácia; do secretário municipal de Educação, Adelson Moura; do vereador José de Arimatéia; da presidente do Sindicato dos Professores do Cabo (SINPC), Joseilda Barboza; da assessora especial da Educação, Nelma Oliveira; e da gerente de ensino Benedita Gomes. Secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.
O secretário Adelson agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de valorizar a cultura da região por meio do ensino. “Na temática escolhida para este ano, buscaremos levar aos nossos alunos o conhecimento de que há uma cultura local a ser vivenciada, a ser trabalhada, e é preciso que nós façamos esse resgate a partir das escolas. Há também uma preocupação com a sustentabilidade. Nós estamos vivendo momentos difíceis com relação à água. É preciso que a gente cuide do meio ambiente e a educação é fundamental para conscientizar essa geração”, frisou.
O evento contou ainda com diversas apresentações culturais. Uma esquete foi apresentada por um grupo de estudantes do município, orientados pela professora e atriz Evânia Copino. Em seguida, outro grupo de alunos realizou dançou ao som de músicas de Manezinho Araújo. O professor, poeta, bacamarteiro e artista plástico Ivan Marinho recitou três poemas, o “Revoltado”, de Theo Silva; “Estímulo”, de Zeca Plech; e “Barroquilhas”, de sua autoria. A atriz Elenita Costa também se apresentou.
“É um prazer estar homenageando Manezinho em sua terra natal com a Orquestra Sapucaia.
Agradeço ao prefeito Vado e à Secretaria de Educação por essa oportunidade”, comentou Geraldo Maia, que, em 2010, lançou um CD em tributo ao compositor cabense.
Agradeço ao prefeito Vado e à Secretaria de Educação por essa oportunidade”, comentou Geraldo Maia, que, em 2010, lançou um CD em tributo ao compositor cabense.
A biografia de Manezinho, escrita pelo jornalista e crítico musical José Teles, será trabalhado em sala de aula este ano, uma forma de fazer com que os jovens conheçam um pouco mais sobre seu conterrâneo e saiba valorizar sua obra. “Nós estamos resgatando a cultura local e a cidadania cabense. Resgatando Manezinho, Theo Silva, Zeca Plech e tantos outros artistas cabenses, resgatamos a autoestima da população”, frisou Adelson.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário