O Posto de Saúde da Família de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu mais um encontro do grupo de hiperdia (Cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus). A ação aconteceu nesta terça-feira (03/02), com o objetivo de trabalhar na promoção do envelhecimento ativo e saudável, com manutenção, reabilitação da capacidade funcional, prevenção e tratamento de agravos à saúde, A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.
O encontro acontece mensalmente. O Dr. Mário Correia ministrou uma palestra que contou com 25 participantes. Na ação, foram abordado assuntos como envelhecimento ativo e saudável, oferecendo orientações para melhorar a qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que reduzam o estresse. Além disso, a diminuição de danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da automedicação. .
De acordo com a enfermeira Jociele Santos, responsável pela ação, a depressão constitui enfermidade mental e é frequente nos idosos. “A doença é considerada fator de risco para processos demenciais e compromete na qualidade da terceira idade, por isso damos uma atenção especial aos idosos com controle da hipertensão arterial, diabetes mellitus e do peso. Além de realizar rodas de conversa sobre temas na área”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário