A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai lançar, na próxima segunda-feira (02/03), o projeto de diagnose nas escolas com foco no uso de drogas. O objetivo é realizar um trabalho de pesquisa com diretores, professores e alunos sobre o uso e conhecimento relacionados às drogas dentro e fora do ambiente escolar. A iniciativa, pioneira no Estado, é da Secretaria Executiva de Combate às Drogas.
Nesta primeira etapa, participarão 87 escolas municipais. Todo o ensino fundamental será trabalhado, exceto o ensino infantil. Nestas unidades, a pesquisa será realizada entre os dias 02 e 16 de março. A diagnose também será feita nas escolas estaduais e particulares do município. Em seguida, os professores passarão por uma capacitação para que possam lidar com essa situação no ambiente escolar.
Nessa quinta-feira (26/02), uma reunião para ajustar os últimos detalhes do projeto foi realizada com a equipe da Secretaria. De acordo com o secretário, Ronaldo Santos, é importante esclarecer a função da pasta. “O nosso papel não é de denunciar ninguém, e sim orientar, formar e oferecer oportunidades aos usuários para que eles deixem as drogas”, explicou ele.
“Pensando nisso, a gestão do prefeito Vado da Farmácia coloca o Cabo à frente de outros municípios realizando este projeto, que nos dará um caminho para que possamos realizar um trabalho mais efetivo de prevenção ao uso”, completou. Ronaldo ainda informou que a diagnose será desenvolvida também na área da saúde e da segurança.
Diagnose – Significa diagnóstico; identificação das causas de um problema ou determinada situação.
Texto e fotos: Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário