quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Gaibu recebe mais uma ação do Programa Verão Sustentável


Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara06_RandyAugustoA praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu nesta quarta-feira (25/02) mais uma ação do programa Verão Sustentável. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o projeto busca conscientizar e motivar banhistas, comerciantes e moradores das praias do município para um trabalho conjunto em prol da preservação ambiental e do combate à poluição sonora.
Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara03_RandyAugustoTécnicos da Secretaria percorreram toda a orla de Gaibu conversando com a população e entregando folders educativos. A proposta é reduzir a quantidade de resíduos jogados indevidamente nas praias, mau hábito que provoca sérios problemas ao meio ambiente, além de tornar a praia suja e desorganizada. Para incentivar o descarte correto, foram distribuídos também saquinhos biodegradáveis.
Outro assunto abordado pela equipe foi a poluição sonora. O barulho excessivo, produzido por equipamentos de som em bares, residências e automóveis, provoca perturbação e pode levar o proprietário a sofrer penalidades, como notificações, multas e apreensões, mediante o descumprimento da determinação legal.
Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara01_RandyAugustoHá dois anos, o Programa Verão Sustentável vem realizando as ações nas praias município em parceria com entidades populares e associação de moradores e microempreendedores. Para o secretário de Meio Ambiente, André Morais, o trabalho educativo é importante para reforçar o trabalho de conscientização. “Este trabalho vem sendo realizado anualmente. Nossa proposta é de que cada cidadão seja um agente multiplicador. É preciso que a população compreenda a necessidade de manter a praia limpa”, enfatizou. André destacou ainda que as parcerias são sempre bem vidas no processo de construção de um meio ambiente mais saudável.
Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara05_RandyAugustoO idealizador do Grupo S.O.S Gaibu, Daniel Jatobá, 28 anos, aprovou a iniciativa. “Quero parabenizar a prefeitura por estar tendo essa consciência de ajudar nos problemas de poluição sonora e sujeira nas praias. Temos um paraíso que precisa ser bem cuidado”, disse. Também integrante do grupo, Rafaela, 22 anos, também parabenizou a ação. “Acho muito bom o trabalho de vocês porque conscientiza as pessoas a colocar o lixo no local correto e não na praia, como é de costume de muitos. Poluição sonora também é um problema muito sério enfrentado pelos moradores dessa localidade e é muito importante combater”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom /Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário