A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho apreendeu, nesta sexta-feira (20/02), nove animais de grande porte que vagavam soltos pelas vias urbanas da cidade. A ação, feita em conjunto pela Secretaria Municipal de Defesa Social e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), contou com o apoio do 18º Batalhão da Polícia Militar (Cabo). O objetivo é diminuir o número de animais soltos na cidade, que transmitirem doenças, causam desconforto aos moradores e provocam acidentes. A prefeitura também trabalha para que a população se conscientize de que a legislação proíbe a criação desses animais na área urbana.
Desta vez, a operação foi realizada em Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e Gaibu. Esses animais soltos por irresponsabilidade de seus proprietários destroem plantações, jardins, espalham lixo, sujam calçadas, além de causarem acidentes automobilísticos. Muitos animais são encontrados em estado crítico de doença e ficam expostos ao sol e à chuva. Todos os equinos foram encaminhados ao CVA.
A Lei 1.794 de 1997, que dispõe sobre o controle e proteção de populações animais, bem como sobre a prevenção de zoonoses no município, diz que todo e qualquer animal errante encontrado sem qualquer processo de contenção, assim como em condições inadequadas, passa a ser de responsabilidade do poder público municipal.
Os proprietários poderão reclamar a posse dos animais em até sete dias. A liberação acontecerá mediante a apresentação de documentos pessoais e o pagamento de taxas públicas correspondentes à remoção, transporte e manutenção de animal. Nos casos em que a posse não for reclamada, os animais serão encaminhados para adoção devidamente vacinados e registrados.
“A população precisa ajudar e denunciar. Animais soltos nas ruas são um risco certo de acidente. Estamos cumprindo uma determinação do prefeito Vado da Farmácia, para garantir a população que todos os animais soltos na área urbana sejam apreendidos e bem tratados”, disse o secretário de Defesa Social do Cabo, José Leandro.
A dona de casa Lúcia Ramos, 34, moradora de Pontezinha, estava passando pelo local e aprovou a ação. “Já estava em tempo desses cavalos serem resgatados, pois além deles sofrerem maus tratos, causam transtornos à população”, comentou. Já o taxista Manoel Severino, 55, destacou a segurança que esse trabalho irá acarretar na cidade. “Eu mesmo já sofri um pequeno acidente, por conta de um animal solto na via. Agora poderemos ficar mais tranquilos com a apreensão deles”, concluiu.
Para denunciar animais soltos em vias públicas a população pode ligar para o fone: (81) 3524-9030 (CVA).
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário