A Coordenação de Saúde da Mulher do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta segunda-feira (09/02) um balanço de todas as atividades realizadas em 2014. O objetivo da coleta de dados foi prestar contas à população e intensificar os trabalhos que serão realizados em 2015, além de garantir a qualidade das mulheres cabenses.
De acordo com os dados da Coordenação, foram realizadas 21.054 ultrassonografias, 3834 ultrassonografias de mama, 5.000 mamografias, 2.000 colposcopias, 5.607 endovaginais, 1.556 obstetrícias. Além disso, a Secretaria de Saúde obteve cobertura de 86% de pré natal de risco habitual e 99% do número de gestantes atendidas nas áreas cobertas pelo Programa de Saúde da Família.
Os dados ainda mostram que foram atendidas uma média de 16 mil mulheres no exame citopatológico, ou Papanicolau (Exame de prevenção do câncer do colo do útero), realizadas 111 cirurgias de laqueadura tubária na Maternidade Padre Geraldo Bastos, além de 721 partos durante 2014.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, as duas campanhas de prevenção (Dia da Mulher e Outubro Rosa) acontecerão também este ano para garantir a qualidade de vida e a saúde feminina. “Temos a Rede de Saúde da Mulher que conta com três Centros de Referência em saúde da mulher e o Centro de Especialidade Vicente Mendes, na Cohab, com pré-natal e citologia oncótica e mais 42 unidades da atenção básica, entre USF e UBS”, informou. Giselle disse ainda que estes dados foram prestados ao Conselho Municipal de saúde a fim de dar todo acesso de números relacionados à saúde feminina. “É nossa obrigação deixar a população a par de tudo que acontece na Secretaria, além de manter a qualidade de vida de todos”, finalizou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário