terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Campanha de combate à hanseníase será realizada no município


Fazendo alusão ao Dia Mundial de Combate à doença, comemorado no último dia 31, a ação tem como objetivo identificar casos silenciosos de hanseníase no município. De acordo com a coordenadora das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, o público-alvo são pessoas que têm manchas e que não dão a devida importância e não procuram o serviço de saúde para avaliação.
“O município se encontra com alta incidência da doença. Precisamos informar à população e rastrear novos casos para conseguirmos diminuir os índices. A hanseníase é muito estigmatizada pela população, e com isso, as pessoas não aceitam a doença ou tem receio de que seu diagnóstico seja revelado a comunidade”, explicou ela.
A DOENÇA – A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
SERVIÇO- Mais informações podem ser obtidas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, nº 423, Centro. O CTA funciona de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Telefone 3521-6456.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário