Com ampla representatividade dos vários segmentos sociais, foi aberta nesta quinta-feira (09/11), a 7ª Conferência Municipal de Educação Paulo Freire, no auditório Padre Vander Velden, em Pontezinha. Em sua fala, a secretária de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Sueli Nunes, destacou o evento como o principal instrumento democrático para orientar as políticas municipais nesta área.
A Conferência é realizada pela Secretaria de Educação em parceria com o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação. Integrante da mesa de abertura, o vereador César Paiva destacou o empenho da gestão municipal em promover eventos como este, que priorizam o debate com os segmentos sociais e a valorização da Educação.
A gerente de Gestão Democrática e membro da comissão organizadora do evento, Flávia Nascimento, enfatizou a contribuição da comunidade estudantil, pais, professores, entidades não-governamentais em aglutinar propostas que venham aperfeiçoar o PME.  Sueli Nunes acrescentou, dizendo que muitas das sugestões e metas determinadas no PME, foram colocadas em prática em 2017, primeiro ano da gestão. “Oferecemos a formação profissional para estudantes do EJAI, em eletricidade industrial. Também serão criadas 10 creches para atender a educação infantil “, falou Sueli Nunes.
Após os discursos dos integrantes da mesa de abertura, o professor e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Horácio Reis, deu uma palestra com o tema “Planos Educacionais: Realidades e Desafios”. Em seguida, houve a leitura e aprovação do regimento da 7ª Conferência Municipal de Educação Paulo Freire.
O evento tem continuidade nesta sexta-feira (10/11), quando os delegados eleitos nas pré-conferências  irão avaliar e redirecionar as estratégias do Plano Municipal de Educação (PME). O documento foi elaborado em 2015 e como propõe a Lei, passa por uma revisão após 2 anos de sua vigência.  Pela manhã, os trabalhos serão no Centro Educacional Professor Eronides Francisco Soares, das 8h às 12h. À tarde, a plenária final e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Educação, serão  realizadas  no auditório Padre Vander Velden, a partir das 13h.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: Léo Domingos