A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho   e a Rede de Programa de Olimpíada do Conhecimento (Rede POC), realizaram a cerimônia de certificação e entrega de medalhas para 22 estudantes da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima. Eles foram premiados com ouro e prata pelas participações nas Olimpíadas Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF), realizada na França, e a Brasileira de Robótica (OBR) 2017, na manhã desta segunda-feira (20/11), no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu.
Por estar entre as melhores do Brasil, a escola foi convidada  pela Rede POC   a integrar a equipe brasileira que irá a Londres em 2018, participar do Fórum Internacional de Jovens Cientistas de Londres. O encontro reúne todos os anos, estudantes considerados as mentes mais brilhantes do mundo.  O Fórum de Jovens Cientistas de Londres é o maior e mais prestigiado evento científico juvenil.
De acordo com o diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, a escola do Cabo de Santo Agostinho obteve os melhores resultados do Estado, na competição de Matemática.  A Rede POC  é responsável por realizar as edições de 14 olimpíadas internacionais, no País.
Foram premiados 8 alunos que conquistaram medalhas de ouro na (OIMSF),  e  2 ouros, 3 pratas e 9 certificados de mérito estadual na competição nacional de Robótica. O prefeito Lula Cabral, que participou da cerimônia, fez a entrega da primeira medalha a estudante Kailane Vitória Bernardino, 9º ano. Também integraram a secretária Municipal de Educação, Sueli Nunes, o diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira,  o vereador César Paiva e o professor orientador, Marcus Vinícius da Silva.
Em reconhecimento ao trabalho   desenvolvido pelo município na área de Educação – e que se tornou uma referência nacional  –  a Rede POC homenageou o prefeito Lula Cabral e a cidade do Cabo de Santo Agostinho – com a certificação de excelência. “A experiência do Cabo é importante para que se dissemine para os mais de 6 mil municípios brasileiros”, destaca Ozimar Pereira. A secretária de Educação, Sueli Nunes e a equipe da Escola Marivaldo Burégio, também foram homenageados.

SEM FRONTEIRAS – O prefeito Lula Cabral disse que se sentia honrado com a conquista dos estudantes e do município. “Educação não é despesa, é investimento. Está aí o exemplo. Vocês são motivo de orgulho para qualquer gestor”, enfatizou Lula Cabral. O prefeito anunciou que vai enviar à Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei criando o “Cabo sem Fronteiras”, um Programa que oferecerá oportunidade para que os melhores alunos da rede municipal façam cursos no exterior.
A secretária Sueli Nunes, parabenizou os estudantes pelos resultados obtidos e destacou o empenho do município na preparação dos alunos. A Secretaria de Educação está construindo o Núcleo Avançado de Estudos Científicos (NEAC), na Escola Marivaldo Burégio.  O Núcleo contará com laboratórios de Robótica e Matemática com equipamentos modernos. O  NEAC  é coordenado pelo professor de Matemática, Marcos Vinícius da Silva, criador do projeto de inserção do município em olimpíadas do conhecimento. Em reconhecimento ao seu trabalho, Marcus Vinícius passa a fazer parte da coordenação regional das Olimpíadas Internacionais, organizada pela Rede POC.
A Marivaldo Burégio já conquistou mais de mais de 70 medalhas nas competições de Matemática, Robótica, Física, Astronomia e Geografia, nacionais e internacionais.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: Léo Domingos