Nesta quinta-feira (30/11) será o dia “D” de combate as arboviroses ( Zika, Dengue e Chikungunya ) no Cabo de Santo Agostinho. A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ações de mobilização na Escola Professora Maria José de Paiva, em Pontes dos Carvalhos, e em algumas ruas da cidade. Caminhões vão passar em oito ruas, recolhendo garrafas, materiais plásticos e restos de construção, que servem de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.
A atividade na Escola Profª Maria José de Paiva será das 8h às 12h. “Estaremos orientando sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e sobre as arboviroses, tanto o controle vetorial, quanto a doença”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama.
Ações preventivas de saúde também serão desenvolvidas, a exemplo de aferição de pressão arterial; vacinação contra HPV, DT e hepatite; orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis; teste rápido de Aids e Sífilis. A Campanha “Novembro Azul” vai estar presente, tratando sobre a prevenção de câncer de próstata, AVC e diabetes.
O recolhimento de resíduos sólidos será executado em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos. O caminhão passará em oito ruas do distrito, da 8h às 12h. “Essa é uma maneira de chamar atenção da população sobre a necessidade permanente evitar o acúmulo de materiais. O ovo do mosquito é capaz de permanecer nas paredes dos recipientes por 400 dias sem água”, ressalta Maria Eugênia. As ruas são: Vicente Yáñez Pinzón, da Medalha, da Boa Vista, da Mangueira, Nossa Senhora do Bom Conselho, da Reconciliação e do Bom Pastor.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário