Nesta quarta-feira (29/11), foi realizada, na Unidade de Saúde da Família (USF) Mangueira – Ponte dos Carvalhos, uma ação de orientação sobre saúde do homem. A atividade, que faz parte da Campanha do Novembro Azul, é desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho.
Durante ação, foram oferecidos testes rápidos de sífilis e HIV, aferição de pressão e medição de glicose, além de uma palestra de conscientização. De acordo com o palestrante e médico, Bruno Santos, a maioria dos casos de câncer de próstata não estão apenas ligados aos fatores genéticos. “O hábito de fumar, a obesidade e falta de exercícios são fatores que podem ser evitados, e que diminuem o risco de ter câncer”, falou ele.
Na ocasião, a médica, Matelie Batista, informou que uma maneira de detectar o câncer é através de exames de glicose e colesterol ou quando os hábitos intestinais mudam e a urina passa a ser mais amarelada.”São alguns fatores que alertamos para que as pessoas fiquem em alerta e procurem uma unidade de saúde mais próxima de sua casa”, relatou ela.
ENCERRAMENTO – Nesta quinta-feira (30/11), será realizado o encerramento da Campanha do “Novembro Azul”, na USF Sacramento, em Pontezinha. A atividade, que será das 8h às 16h, vai contar com uma palestra sobre a saúde do homem e testes rápidos.
AÇÃO NAS USFS –  No último sábado (25), as USF Jussaral, Charneca 3, Novo horizonte e Engenho Novo, realizaram ações em alusão à campanha “Novembro Azul”.  No total, foram realizadas 86 consultas medicas, 212 procedimentos, 107 testes rápidos, 42 exames PSA  e quatro palestras foram ministradas nas unidades.
Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa