Alunos da Escola Municipal Carmencita Ramos Cavalcanti, na Vila Social, no Cabo de Santo Agostinho, deram uma aula de educação financeira na ‘Vila do Pequeno Empreendedor’. A ideia da direção da escola foi de ensinar as crianças como funciona o comércio, o papel da família no controle dos gastos e principalmente, como administrar o próprio dinheiro.
A atividade fez parte do projeto ‘Buscando seus Direitos’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Procon Cabo. “A professora Eduarda Mônica teve a ideia de fazer o trabalho de forma diferente, o que resultou na Vila do Empreendedor”, explica a diretora da Carmencita Ramos, Elisângela Vanessa.
O aprendizado em sala e as aulas de campo, resultaram numa mostra de  como funciona o comércio. Foi montado no pátio da escola, vários tipos de negócios – padaria, sorveteria, banco, feira de orgânicos e farmácia. “As crianças visitaram o comércio local e depois escolheram em que tipo de negócio queriam trabalhar. O nosso objetivo foi de mostrar para eles o quanto é difícil o ganho financeiro e que o importante é ‘ser’ e não ‘ter’”, enfatizou Elisângela.
As crianças produziram grande parte do que estava na mostra. Os pães, por exemplo, foram feitos na cozinha da escola, sob a supervisão das professoras e cozinheiras.  “O dinheiro usado no banco também foi produzido pelo grupo. Também tivemos workshop de sorvete para que eles pudessem aprender como produzir esse alimento”, disse a diretora. Tudo isso foi apresentado para pais e na comunidade da Vila Social.
Rômulo Henrique, 5 anos, falou da experiência de ‘ser dono’ de uma padaria. “A gente aprendeu a fazer pão e pastel, e como deve guardar o dinheiro para o dia de amanhã”, afirmou ele. Uma das proprietárias da banca de frutas e verduras, Bruna Kaiane, de 10 anos, ressaltou a importância do aprendizado sobre consumo. “Devemos comprar com consciência”, disse ela.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa