Nesta quarta-feira (22/11), a ação do ‘Novembro Azul’ aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Caçari, em Ponte dos Carvalhos. Durante todo o dia foram realizados exames de glicose, teste rápido de HIV e Sífilis, consulta médica, atendimento odontológico e palestra sobre câncer de próstata.
“O objetivo da campanha é alertar e divulgar informações sobre o câncer de próstata, no sentido de detectar casos precoces”, disse o médico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Bruno Santana.  O médico esclareceu as dúvidas dos homens quanto ao surgimento da doença, seus sintomas e a idade recomendada para realizar o exame preventivo.
Também foi abordado o câncer de pênis. “Ele está relacionado com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e com a higienização do homem”, diz a enfermeira coordenadora da USF Caçari, Elisângela Monte.
Para o motorista Jackson Morais, ações como esta, do Novembro Azul, são muito importantes. “A palestra esclareceu várias dúvidas minhas e de muitos que vieram aqui”. Segundo ele, o preconceito deve ser deixado de lado, pois quando se trata de saúde é necessário levar a sério os cuidados preventivos.
A auriculoterapia  foi realizada durante a ação do Novembro Azul, na USF Caçari.  É uma prática da medicina chinesa que ajuda a prevenir ou reduzir sintomas das dores. O tratamento também é bastante eficiente no combate à insônia e hipertensão.
Nesta quinta-feira (23), a ação será realizada nas USF de Mercês, das 8h às 16h. 
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa