terça-feira, 21 de novembro de 2017

Projeto “Mães do Cabo” capacita Agentes Comunitários de Saúde


Com a grande demanda de gravidas na população cabense, a ONG Cais do Parto realizou uma parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, para capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município, através do Projeto “Mães do Cabo”. A ação, que ocorreu nesta terça-feira (21/11), na Associação de Moradores de Gaibu, tem como intuito de realizar uma assistência mais aprofundada das gestantes, que por ventura necessitem de apoio técnico e psicológico.

Durante o dia foi realizado, uma roda de bate papo entre a “Doula” na tradução, vinculado ao Cais do Parto, Rebeca Aymmê e ACSs. No local, houve orientações sobre a maneira de agir com as grávidas dentro das Unidades de Saúde da Família – USF. Ou seja, o Projeto busca transformar o modo como as gestantes são atendidas e as famílias que vivem a gestação.

” Essa capacitação, dinâmica, trabalhada em rodas de gestantes é baseada na oralidade e na questão da tradição das parteiras, trabalhando o conhecimento delas. Toda a capacitação é trabalhada em cima dessa metodologia e na experiência de conhecer o trabalho realizados pelas mães e seus familiares para poder estar trabalhando isso na gestação”, argumentou a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente,  Nóbelia Duarte.

As agentes foram orientadas a ouvir os problemas das gravidas na gestação, sejam eles físicos ou emocionais. Também foi trabalhado um vídeo sobre opção do parto normal e seus benefícios.

“A ideia é fortalecer rodas de casais grávidos das USFs, que através do contato com as agentes já estabelecidos, eles possam ser ouvidos, tocados. Assim como a partir disso, as agentes possam trazer para dentro da instituição, problemáticas que dentro do consultório não se percebe, como possíveis violências, álcool e drogas”, esclareceu a Doula Rebeca Aymmê.

Texto: Victória Holanda – Estagiário da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário