Na última sexta-feira (24/11), as Secretarias de Programas Sociais e Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho promoveram um evento alusivo aos 21 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A atividade foi voltada para os funcionários dos Cras, Creas, bolsa família, Secretaria da Mulher e do Centro de Referência Maria Purcina. O objetivo do evento foi para fortalecer o atendimento das mulheres vítima da violência, que são atendidas nos serviços do município.
Na ocasião, foi apresentada a peça teatral “Rosa Gente Rosa Flor”, que trouxe uma reflexão sobre a violência gênero e também foi explicada a importância da denúncia em casos de violência.  Logo após a encenação, uma cantoria animada da música de Capiba “Cala a boca menino”, seguido de depoimentos e palavras de incentivo das espectadoras.
“Romper o silêncio é muito difícil, porque há um tempo para que a vítima entenda que está sofrendo violência. Muitas mulheres vivem em situação de violência e precisam de apoio. Para denunciar cabe ao poder público oferecer condições para romper este ciclo de violência”, afirmou a secretária Executiva da Mulher e também de Programas Sociais, Edna Gomes. “Nenhuma mulher merece viver em situação de violência e qualquer pessoa pode denunciar pelo 180 ou O800 281 1877”, completou ela.
Na performance, foi mostrando os diversos tipos de violência, sendo elas física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. O Centro de Referência Maria Purcina, que está apto a acolher e dar suporte às mulheres que precisam de ajuda, funciona na Rua José Bezerra Filho, n°146, Centro, por trás da Praça da Bíblia, das 8h às 17h.
Texto: Sidney França – Secom/Cabo
Foto: Pedro Batista