Mais de 2 mil mulheres receberam atendimento durante a Campanha Outubro Rosa, realizada pela Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho. Desse total, 1200 exames entre mamografia, citologia oncótica e testes rápidos de HIV e Sífilis foram feitos. No balanço divulgado pela coordenadora de Política de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, houveram ainda, cerca de 800 encaminhamentos para exames da mama em clínica credenciada.
“A Campanha do Outubro Rosa conseguiu atingir sua meta”, declarou Giselle Paiva. “Lembramos que a prevenção é a melhor forma de cuidado com o corpo, pois o câncer tem como ser diagnosticado precocemente, evitando maiores danos”, enfatiza a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher.
De acordo com ela, o município do Cabo não possui demanda reprimida do exame de mama. As mulheres entre 50 e 69 anos são encaminhadas para a realização da mamografia, nas consultas de rotina. Os casos suspeitos em mulheres com menos idade também são avaliados, nas Unidades de Saúde da Família e é dado o encaminhamento para diagnóstico.
De acordo com dados estatísticos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, é o de mama. São cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. E é a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.
O autoexame é uma forma da mulher perceber alterações nos seios. Ele deve ser realizado uma vez ao mês, logo após a menstruação. Deve-se procurar deformações ou alterações no formato das mamas, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e observar secreções pelos mamilos.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom