Na próxima terça-feira (07/11), das 8h até às 17h, o museu Joaquim Nabuco, localizado no Engenho Massangana, será espaço para a 4º Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. É que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Conselho de Igualdade Racial, buscam, por meio de palestras e debates, fortalecer e promover um maior reconhecimento do legado e da cultura dos negros e afrodescendentes.
Segundo os organizadores do evento, o local da conferência foi escolhido por ser um espaço onde os escravos viviam, mas que hoje, podem voltar empoderados e orgulhosos de sua história. A conferência contará com a participação de 120 pessoas, sendo eles, delegados civis, delegados governamentais e palestrantes.
As palestras estão divididas em quatro temas, e a primeira delas será ‘’Pernambuco na década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça desenvolvimento e igualdade de direitos’’, com a participação da presidente do Conselho de Igualdade Racial de Pernambuco, ‘’Mãe Elza’’, seguida de outras ao longo do dia.
Confira a programação:
08h às 09h – Café Receptivo
09h às 9h20 – Atração Cultural
09h20 às 10h – Solenidade de abertura
10h às 11h – Leitura e Aprovação do regimento Interno da Conferência
11h às 12h – Conferência Magna: ‘’Pernambuco na década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça desenvolvimento e igualdade de direitos’’.
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Trabalho de grupos
Eixo 1: ‘’Do reconhecimento aos afrodescendentes’’
Eixo 2: ‘’Da garantia de justiça dos afrodescendentes’’
Eixo 3: ‘’Do desenvolvimento dos afrodescendentes’’
Eixo 4: ‘’Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes’’
15h às 16h – Leitura das Moções e Eleição dos (as) delegados (as) para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial com a coordenadora ‘’Mãe Elza’’ e Marta Almeida.
16h às 16h30 – Coffe Break
Texto: Luana Valentim – Estagiária da Secom/Cabo