Após a campanha ‘Outubro Rosa’ – que realizou cerca de 2 mil atendimentos às mulheres –  é a vez da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho alertar à população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. A programação do ‘Novembro Azul’ teve início nesta terça-feira (14/11), com atendimento médico, palestras e realização de exames na Unidade de Saúde da Família (USF), em Enseada dos Corais.  As ações do ‘Novembro Azul’ prosseguem até o fim do mês nas Unidades de Saúde da Família.
“Não temos que ter vergonha. O homem, como a mulher, precisa realizar a prevenção”, enfatizou Otoniel dos Santos, 66 anos. Ele conta que costuma ir regularmente ao médico e faz, anualmente, o exame preventivo da próstata. “Tenho amigos que desenvolveram a doença e sei que, com o avanço da idade, a melhor fórmula é não se descuidar”, destacou.
O dia foi dedicado à saúde do homem na USF de Enseada. Pela manhã foram realizados cerca de 70 atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou exames de PSA, Ionograma, glicose, hemoglobina glicosada, colesterol, glicerídeo e teste rápido de HIV e Sífilis. Os homens também participaram de palestras educativas com enfoque no câncer de próstata e sobre saúde bucal.
“A saúde do homem está ligada ao bem-estar físico, mental e social, e não só à doença do órgão genital”, enfatiza a especialista em saúde pública, Regina Lúcia Ramos Pinto. No que se refere ao câncer de próstata, a médica diz que estão entre os fatores de risco o sedentarismo, o tabagismo e o etilismo. “Por essa razão é recomendável as atividades físicas, evitar alimentos gordurosos e doces, pois os hábitos saudáveis previnem doenças”.
DOENÇA  – O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Seu aparecimento é mais comum na terceira idade, já que dados dos organismos de saúde identificam que a maioria dos casos acontecem a partir dos 65 anos. De acordo com a médica Regina Ramos o exame anual da próstata é recomendado a partir dos 50 anos. “Mas caso o paciente tenha histórico familiar de câncer de próstata é recomendado fazer o exame a partir dos 40 anos”, disse ela.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue importantíssimo para que o diagnóstico da presença ou não do câncer de próstata. O exame também pode ser solicitado para avaliar a presença de outras doenças como: hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatire (inflamação da próstata).

Texto: Ana Cristina Lima/ Secom
Fotos: Léo Domingos