Doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, a tuberculose também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins, pele e meninges. A transmissão da doença que ocorre através do espirro ou da tosse de pessoas que já foram contaminadas, possuem um risco ainda maior em locais ventilados.
Foi com o objetivo de informar e alertar a população sobre os sintomas e formas de tratamento, que a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho organizou nesta terça-feira (21/11), no bairro de Pontezinha, em frente à Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, um espaço dedicado a conscientização, em decorrência ao Dia Estadual de Combate à Tuberculose. Profissionais da área de saúde saíram pelas ruas entregando panfletos e com a intenção de conversar com os moradores e comerciantes, atribuindo um momento para tirar dúvidas e discutir os métodos de prevenções da doença.
Segundo a coordenadora de Política do Combate à Tuberculose, Vanessa Carneiro, o Programa já está instituído a mais de 50 anos no Brasil, e apesar disso, muitos casos ainda são registrados. ‘‘Mesmo com uma campanha informativa arrojada no estado de Pernambuco, os indicadores ainda são muito altos, e momentos como este servem como uma oportunidade para alertar toda a população’’, finalizou.
O tratamento é gratuito e o diagnóstico é simples. Os exames devem ser realizados nas unidades de saúde mais próximas do paciente.
Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa